Em suma, Virgil Van Dijk chegou ao Liverpool em 2018, no primeiro dia da janela de transferências de verão. Assim, vindo do Southampton por €84 milhões de libras, chegou com moral e estreou com gol, na vitória contra o Everton por 2 x 1, pela FA Cup. Assim, logo se estabeleceu como pilar do sistema defensivo dos Reds, mesmo sendo derrotado na final da Champions League, contra o Real Madrid.
Dessa forma, após sua chegada e o impacto quase de imediato, Van Dijk, junto de Joel Matip fizeram e ainda fazem, uma das melhores duplas de zaga da Europa. Portanto, já com o holandês e com o camaronês juntos, o Liverpool venceu a Premier League, a Champions League, Mundial de Clubes e Supercopa da UEFA.
Contudo, no inicio da temporada 2020/21, Van Dijk se envolveu em uma dividida com Jordan Pickford, no Merseyside Derby. Com isso, o zagueiro levou a pior. Assim, o camisa 4 saiu de campo com uma grave lesão nos ligamentos do joelho. Dessa forma, teve de fazer uma cirurgia e perdeu toda a temporada passada. Portanto, perdendo os dois zagueiros titulares e outros atletas por lesão, o Liverpool não conseguiu voltar a brigar por títulos.
Entretanto, Van Dijk e Matip retornaram nessa temporada, contando com o jovem Ibrahima Konaté, a única contratação dos Reds na temporada 2021/22. Com isso, aos poucos, Virgil Van Dijk vem retomando a ótima fase que vinha de antes da lesão e sua presença eleva totalmente o patamar do sistema defensivo do Liverpool. A saber, na atual temporada, já fez 25 jogos, marcando um gol e dando uma assistência. Além disso, vem sendo destaque do Liverpool e lidera as estatísticas pelos Reds em alguns quesitos.
Van Dijk na atual edição da Premier League
19 duelos aéreos vencidos (1º);
4 bloqueios (1º);
21 cortes (1º);
38 passes em progressão (1º);
306 passes certos (1º);
389 toques na bola (1º)
Into the next round we go, the young boys did well! Well played to Shrewsbury, good luck for the rest of the season 👊🏽😄 pic.twitter.com/Fd4PCVgp7M
— Virgil van Dijk (@VirgilvDijk) January 9, 2022