Em 21 de abril de 2023, o Wrexham comemorava um acesso inédito para a League Two, a quarta divisão do futebol inglês. E a conquista cinematográfica do time de Ryan Reynolds ofuscava outro feito histórico no futebol inglês, acontecendo no mesmo dia, no leste de Londres.
O pequeno Leyton Orient acabava de garantir o título da League Two e o acesso para a terceira divisão do futebol inglês, a League One. Conhecido como The O’s, o time é um dos mais antigos de Londres, com 143 anos de muita história e superação. Em meio a tantos clubes maiores na capital inglesa, o modesto clube se mantém vivo.
O Leyton Orient foi fundado em 1881, em Homerton, bairro no leste de Londres próximo a locais famosos como o Victoria Park, o shopping Westfield Stratford e ao London Stadium, casa do West Ham.
O clube que foi fundado com o nome de Glyn Cricket Club e posteriormente Clapton Orient, se mudou para o bairro de Leyton, na mesma região, em 1937.
O nome atual foi adotado após o fim da Segunda Guerra Mundial, mas foi a Primeira Guerra que mudou a sua história.
Luto por soldados e técnico campeão pelo Tottenham
Durante a Primeira Guerra, três jogadores do clube perderam a vida lutando como membros do Batalhão de Jogadores (Footballer’s Battalion), que servia o exército britânico. Eram o sargento Richard McFadden e os soldados William Jonas e George Scott. Mas esse, infelizmente, não foi o único episódio triste envolvendo ídolos do clube.
Um dos grandes momentos da história dos O’s foi sob comando do técnico Justin Edinburg, ex-lateral do Tottenham campeão da FA Cup em 1991.
O clube conseguiu voltar para a quarta divisão em 2018/19, mas as comemorações duraram pouco. Em 8 de junho de 2019, Edinburgh sofreu um ataque cardíaco e tragicamente perdeu a vida, gerando um luto impactante no clube e na torcida.
Em 2020, a arquibancada oeste do The Breyer Group Stadium foi renomeada para Justin Edinburgh Stand como homenagem.
Auge e atual temporada
O melhor momento do Leyton Orient foi de curta duração, com o inédito acesso para a primeira divisão em 1962/63, sucedido pelo imediato rebaixamento.
Durante a década de 1970, os O’s ainda se sagraram vice-campeões da Copa Anglo-Escocesa. Já a partir da década de 1980, o mais comum foi ver os londrinos entre a terceira e a quarta divisão. Não figuram na Championship, a segunda divisão inglesa, desde 1982.
Em anos mais recentes, o clube sofreu com más administrações e caiu para a quinta divisão pela primeira vez, no final da temporada 2016/17. Embora os efeitos tenham sido negativos, o clube ganhou novos donos e investimentos. Um consórcio liderado por Nigel Travis, empresário e torcedor do clube desde criança, começou a dar mais estabilidade ao Leyton Orient.
Depois de terminar como campeão da League Two em 2022/23, o Leyton Orient conseguiu se manter na League One 23/24, terminando na 11ª posição.
Nesta temporada, o clube está lutando na parte debaixo da tabela com uma vitória após quatro derrotas consecutivas nas primeiras rodadas. Na Carabao Cup, o clube foi eliminado pelo Brentford, por 3 a 1.
O técnico Richie Wellens recentemente renovou seu contrato por três anos e tem a confiança do clube para evitar o rebaixamento na League One.
O destaque da equipe é o meia, que também joga improvisado na lateral direita, Ethan Galbraith. O norte-irlandês de 23 anos, revelado pelo Manchester United, foi eleito pelos torcedores o melhor jogador da temporada passada e o clube conseguiu mantê-lo para este ano, apesar do interesse de outros clubes como Sunderland e Newcastle.