O Barcelona venceu o Porto pelo placar mínimo na tarde desta quarta-feira (4), no estádio Dragão, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Champions League. O gol da vitória saiu nos acréscimos do primeiro tempo, após Romário Baró “entregar o ouro” no campo de defesa, deixando a bola livre para Ilkay Gündogan conduzir, acionar Ferran Torres, que chutou na saída do goleiro e estufou as redes.
Ferran Torres saiu do banco de reservas aos 34 minutos de jogo para substituir Robert Lewandowski, que deixou o campo lesionado. O atacante espanhol estava a quatro jogos sem marcar, mas estufou as redes do estádio Dragão e chegou ao seu quarto gol em nove jogos na temporada.
A vitória do Barcelona também contou com um recorde. Substituto de Raphinha, que está lesionado, Lamine Yamal, de 16 anos e 83 dias, se tornou o jogador mais jovem a ser titular em uma partida de Champions League, quebrando a marca de Celestine Babayro (16 anos e 86 dias), em novembro de 1994.
Aos 35 minutos do segundo tempo, o árbitro chegou a marcar pênalti para o Porto, após a bola bater no braço de João Cancelo, mas, com o auxílio do VAR, foi constatado que o lance aconteceu do lado de fora e a marcação foi anulada. Pouco tempo depois, Medi Taremi fez um golaço de bicicleta, mas foi anulado por impedimento.
Outro detalhe do confronto foi que aos 48 minutos do segundo tempo, Gavi foi expulso após fazer uma falta dura em Wendell.
Como foram os brasileiros em Porto x Barcelona
Wendell – 5,5
O lateral-esquerdo ex-Grêmio fez uma boa partida. Acabou tendo que se segurar na defesa, mas chegou à área do Barcelona algumas vezes. Foi driblado por Lamine Yamal em um lance, mas conseguiu cortar uma bola em outro. No segundo tempo, com Sérgio Conceição colocando seu time para pressionar na frente, o lateral começou a aparecer mais no jogo.
Galeno – 6,5
Foi, talvez, o melhor jogador do Porto contra o Barceloan. Em um esquema reativo montado por Sérgio Conceição, Galeno foi o jogador que permitiu que sua equipe avançasse para o ataque em pouco tempo. Foi o atleta que mais desequilibrou, com piques em velocidade e fazendo a diferença ao conduzir a bola em espaços longos. “Esnobado” na Seleção, o ex-Grêmio Anápolis está na mira da seleção portuguesa.
Pepê – 5,5
São poucas as posições que Pepê ainda não jogou pelo Porto. Hoje, foi o segundo atacante pela direita, ao lado de Taremi. O atacante ex-Grêmio, que recebeu proposta do Tottenham na última janela, teve uma chance de ouro no início do segundo tempo, praticamente ele e o goleiro, mas o brasileiro deixou Jules Koundé chegar e dar o bote na bola, num lance limpo. Era a chance de ouro do Porto empatar a partida.
Tabela da Champions League
O Barcelona segue 100% na Champions League e lidera o grupo H, com seis pontos, enquanto o Porto é o segundo, com três. Na tarde do próximo domingo (8), o Barça visita o Granada, às 16h (horário de Brasília), no Nuevo Los Cármenes, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Espanhol. No mesmo dia, os Dragões recebem o Portimonense no estádio Dragão, pelo Campeoanto Português.