Lewandowski recebe punição na La Liga por gesto contra árbitro

2 minutos de leitura

O centroavante Lewandowski do Barcelona recebeu uma pesada punição após menosprezar o árbitro que o expulsou na partida contra o Osasuna. O jogo era válido pela La Liga e o astro polonês recebeu o cartão vermelho após acertar uma cotovelada em um adversário. Ao deixar o gramado, o atacante fez um sinal tocando o nariz que tem o significado de arrogância em países da Europa principalmente na Alemanha.

https://www.youtube.com/watch?v=oMo097s28pY

O relógio marcava 30’ do 1º tempo quando Lewandowski chegou com tudo em uma dividida com o jogador do Osasuna e tomou o segundo cartão amarelo. Após discussão com o árbitro em campo, o polonês saiu de campo fazendo um gesto tocando com o dedo no nariz e apontando para o juíz. O problema é que esse gesto feito pelo astro blaugrana tem um significado de arrogância em vários países da Europa.

Inclusive na Alemanha esse gesto é muito usado para menosprezar alguém. Lewandowski jogou lá por mais de uma década onde passou por Borussia Dortmund e Bayern de Munique. O comitê disciplinar da La Liga levou isso em consideração durante o julgamento que aconteceu nesta quarta-feira (16). A interpretação da cúpula é que o polonês quis rebaixar a arbitragem que o expulsou e dizer que ele é superior. O gesto foi tomado como um “eu sou superior a eles”.

Lewandowski
Foto: Divulgação / MARCA

Agora o mundo para para ver a Copa do Mundo 2022 no Catar, na qual Lewandowski vai defender a Polônia. Eles estão no grupo que tem Argentina, México e Arábia Saudita como adversários. Mas quando acabar o Mundial do Oriente Médio, a punição da La Liga entrará em vigor. A decisão da cúpula disciplinar do Campeonato Espanhol determinou que o polonês vai pegar um gancho de três jogos de suspensão.

Incialmente a punição de Lewandowski seria de uma partida apenas, de acordo com a regra. Quem toma segundo cartão amarelo pega um jogo de suspensão. Mas o gesto foi um agravante no julgamento, e o jogador pegou mais dois duelos como se fosse a sentença para um vermelho direto. Assim, após o mundial ele desfalca o Barcelona contra Espanyol, Atlético de Madrid e Getafe.

No fim dessa mesma partida contra o Osasuna, o zagueiro Gerard Piqué perseguiu o árbitro pelos corredores de acesso aos vestiários proferindo ofensas. O jogador acabou levando um cartão vermelho também, mesmo fora de campo, e teve sua conduta relatada na súmula. O experiente defensor foi condenado a quatro jogos de suspensão, mas não irá cumprir porque anunciou sua aposentadoria do futebol.

Caian Oliveira
Caian Oliveira

Jornalista. Coordenador especialista em palpites, prognósticos e conteúdo para SEO da PL Brasil.