Os 6 lesionados da Premier League que devem desfalcar a convocação de Dorival Júnior

7 minutos de leitura

A primeira convocação de Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira acontece nesta sexta-feira (1º de março). A Amarelinha irá disputar dois amistosos, contra a Inglaterra e a Espanha, nos dias 23 e 26 de março.

No entanto, a equipe deve chegar para as partidas com alguns desfalques importantes. Seis nomes que normalmente aparecem nas listas — ou com potencial para aparecer por causa da sua boa fase — estão entre os atuais 125 machucados na Premier League. O próprio treinador informou em entrevista coletiva que não chamaria jogadores atingidos por lesões graves para os amistosos.

Veja quais são os brasileiros da Premier League que podem ser ausência na convocação e qual é a previsão de retorno de cada um, conforme compilado pelo site “Premier League Injuries”.

Alisson (Liverpool)

Alisson Liverpool
Alisson em ação pelo Liverpool (Foto: cCon Sport)

Mesmo perdendo a titularidade absoluta desde a saída de Tite do comando da seleção, Alisson continuou sendo convocado depois do fim da Copa do Mundo de 2022. No entanto, o goleiro do Liverpool está fora dos gramados por uma lesão muscular na coxa desde 17 de fevereiro, quando a equipe enfrentou o Brentford, pela Premier League.

Previsão de retorno: 31 de março

João Pedro (Brighton)

João Pedro comemora gol pelo Brighton
Foto – Icon Sport

João Pedro foi chamado para a seleção principal pela primeira vez em novembro de 2023, quando Fernando Diniz ainda ocupava o cargo interino. Suas boas atuações no Brighton aumentaram a expectativa de que ele conquistasse seu lugar cativo na Amarelinha.

Porém, uma lesão na coxa interrompeu sua história na equipe nacional. Ele não joga desde 10 de fevereiro, no confronto contra o Tottenham, e está entre os nomes que Dorival citou como “afastados de qualquer possibilidade” de convocação no momento.

Previsão de retorno: 14 de março

Matheus Cunha (Wolverhampton)

Matheus Cunha
Matheus Cunha em jogo do Wolves na Premier League (Foto – Icon sport)

Matheus Cunha foi convocado pela última vez no final de 2023, mas atuou em poucas partidas. Depois de um período instável na Premier League, o brasileiro cresceu no Wolverhampton, gerando expectativa por um retorno à seleção.

No entanto, o jovem também deve ter essa volta adiada por uma lesão na coxa. Ele não joga pelos Wolves desde a partida contra o Tottenham, em 17 de fevereiro. Na última coletiva de imprensa dada nesta semana, o técnico Gary O' Neil informou que o brasileiro já está correndo na grama e deve fazer um exame na semana que vem para checar como está a parte física.

— Ele está bem. Ele voltou a treinar na a grama e fez uma corrida leve. Suas atividades de academia estão indo bem; ele provavelmente fará um exame na próxima semana para ver o progresso do tratamento.

Previsão de retorno: 31 de março

Joelinton (Newcastle)

As últimas convocações de Joelinton aconteceram em 2023, durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e, em um cenário normal, é provável que ele seguisse sendo chamado para compor a lista.

Mas a situação do meia do Newcastle é um pouco mais complicada. O brasileiro está fora de ação desde janeiro e deve ficar assim até o fim da temporada, com retorno previsto apenas para maio. Depois de perder vários jogos no segundo semestre de 2023 por uma lesão na virilha, Joelinton passou por um cirurgia no começo de 2024 para tratar o problema e agora está em processo de recuperação.

Previsão de retorno: 26 de maio

Thiago Silva (Chelsea)

Thiago Silva Chelsea
(Foto: Icon Sport)

A possibilidade de ida de Thiago Silva para a seleção é uma incógnita. O zagueiro não é convocado desde a eliminação da Copa do Mundo de 2022, mas já relatou em entrevista que segue disponível para servir à equipe. Porém, mesmo que ele seja escolhido por Dorival Júnior, pode não ser possível levá-lo já que ele se lesionou recentemente.

Silva não entra em campo desde o jogo contra o Manchester City, pela Premier League, em 17 de fevereiro, ficando de fora também da final da Copa da Liga e do jogo de oitavas da FA Cup por uma lesão na região da virilha. Porém, o caso não parece ser grave e ele já está treinando com parte do time, em fase de recondicionamento.

Previsão de retorno: 2 de março

Dúvida: Gabriel Jesus (Arsenal)

gabriel jesus lesão arsenal
Foto: Icon sport

De acordo com Mikel Arteta, Gabriel Jesus já está recuperado da lesão no joelho que o deixou fora de três partidas em fevereiro. O brasileiro esteve no banco de reserva na vitória contra o Newcastle, nesta semana, mas ainda não retornou aos gramados. O treinador disse que estão agindo com cautela para não perdê-lo — algo que aconteceu no fim da temporada passada. Por isso, o camisa 9 é dúvida para a convocação.

— Ele está em boa forma. Quanto tempo ele vai ficar fora é algo diferente. Não queríamos correr riscos depois do resultado que tivemos contra o Newcastle. Precisamos dele em boa forma, ele é um grande jogador para nós e agora queremos ter certeza de que cuidaremos dele da maneira certa.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.