Léo Bonatini: a temporada do atacante brasileiro até aqui

Brasileiro de 24 anos foi peça fundamental no título da Championship e para o acesso dos Wolves

bonatini

Léo Bonatini, ou Leonardo Bonatini Lohner Maia, é natural de Belo Horizonte, e atua como atacante do Wolverhampton, que disputa a Premier League. 

No Brasil, deu início a sua carreira no Cruzeiro, ingressando nas categorias de base em de 2010, com 16 anos. Pelo time mineiro não atuou profissionalmente, sendo emprestado para clubes como a Juventus, de Turim, Goiás e Estoril, pelo qual foi comprado em julho de 2015. 

Em Portugal, teve duas temporadas defendendo as cores do Estoril, tendo um segundo ano de destaque, ao disputar 37 partidas e ir às redes vinte oportunidades. O bom ano despertou o interesse dos sauditas do Al-Hilal, que o contratou.  

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • Os maiores artilheiros da era Premier League

Leia mais Análise tática do Wolverhampton de Nuno Espírito Santo

No primeiro dia de agosto de 2017 foi contratado por empréstimo de uma temporada pelo Wolverhampton  para a disputa da Championship, e acabaria com o acesso para a Premier League e o título da segunda divisão do futebol inglês.  

Léo marcou doze vezes na Championship (Foto: Sam Bagnall – AMA/Getty Images)

Seu desempenho na Championship 2017/18 foi notável. Sendo peça importante do time treinado pelo técnico Nuno Espírito Santo, Bonatini disputou 43 jogos e marcou doze vezes.

Foi eleito o melhor jogador da competição no mês de outubro e se tornou o primeiro brasileiro a alcançar o feito de melhor do mês na Championship. 

Devido à destacável temporada com a camisa laranja dos Wolves, foi contratado em definitivo juntamente ao Al-Hilal, assinando um contrato com duração de quatro anos.  

O time-base dos Wolves hoje conta com Rui Patrício; Bennett, Coady, Boly; Doherty, João Moutinho, Rúben Neves, Castro; Hélder Costa, Raúl Jiménez, Diego Jota.

Com maioria portuguesa e sem Léo, é verdade. Porém, Bonatini continua sendo figura com valor no clube, sendo constantemente utilizado por Nuno no decorrer das partidas. 

Leia mais Quando Tottenham e Wolverhampton protagonizaram uma final europeia

Na atual temporada, Léo já disputou nove jogos pelos Wolves, sendo sete pela Premier League e dois pela Copa da Liga Inglesa, na qual iniciou as partidas como titular, marcando diante do Sheffield Wednesday, no dia 28 de agosto. 

Mineiro, foi relevado pelo Cruzeiro, mas nunca atuou pela Raposa (Foto: Malcolm Couzens/Getty Images)

Forma de atuação

Léo Bonatini atua como atacante. Mas longe de ser o nove tradicional. Léo se mostra um atacante com boa qualidade de movimentação e que procura também as pontas do campo para construir seu jogo ofensivo.  

Analisando seu jogo e os mapas de calor das suas atuações, percebe-se a preferência do camisa 33 dos Wolves pelo lado direito do ataque, no entanto, isso depende do jogo e de quem está ao seu lado nos jogos, já que o jogo pelas pontas é uma característica marcante do time treinado por Nuno Espírito Santo. 

Leia mais Guia do Wolverhampton Premier League temporada 2018/2019

Disputando a Championship temporada passada, quando teve seu melhor ano como profissional, Bonatini atuava mais centralizado e mostrava ótimo senso de posicionamento, mas devido à chegada do mexicano Raúl Jiménez teve que readaptar seu jogo. 

Seu bom senso de posicionamento o rendeu alguns gols, após rebotes, além de gols de bola parada, nos quais Léo se adiantava na primeira trave, em boa parte das situações.  

Outra característica marcante é o bom nível de acerto de passes, que se aproxima da casa dos 80%. Todavia, não é um atleta driblador, tendo média muito baixa de tentativa e acerto nas partidas.  

A movimentação ofensiva de Léo é notória (Foto: James Baylis – AMA/Getty Images)