Léo Bonatini, atleta que atualmente pertence ao Atlético de San Luis, nasceu no dia 28 de março de 1994, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O jogador é um nome constante no mercado da bola.
Léo Bonatini – Início de carreira
O jovem Léo iniciou no mundo do futebol pelo Cruzeiro. Após ganhar destaque pelo desempenho apresentado, o jogador movimentou o mercado de transferência indo para a Juventus por empréstimo. Dessa maneira, em julho de 2012, o atacante chegou na Itália.
Léo Bonatini atuou pela Juventus Primavera. Ou seja, o sub-19 da La Vecchia Signora. Em resumo, foram 21 jogos e cinco gols marcados. Pelo Campeonato Primavera Girone, em jogo válido contra o Novara U19, o brasileiro marcou dois gols e deu a vitória para a Juventus. Além disso, conquistou a Super Copa Da Itália.
Após um ano na Itália, Bonatini voltou ao Brasil. Dessa forma, no mercado da bola, o Goiás EC contratou o atacante por empréstimo. Então, a estreia no profissional aconteceu contra o Náutico, jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. No confronto seguinte, diante do Botafogo, Léo deu uma assistência.
Todavia, na equipe do Goiás, Léo Bonatini não recebeu muitas oportunidades. Em dez meses, foram sete jogos e uma assistência. Dessa maneira, com alguns rumores, o empréstimo foi encerrado.
Oportunidade na Europa
O brasileiro voltou ao Cruzeiro. Todavia, o Estoril se movimentou no mercado de transferência e contratou por empréstimo o atleta. Assim, em janeiro de 2015, Léo foi para Portugal.
Nos primeiros seis meses, Léo Bonatini já se tornou titular da equipe. Então, participou de 16 jogos, marcou quatro gols e deu duas assistências. Além disso, ficou de fora em apenas cinco partidas.
Com o bom desempenho mostrado, o brasileiro foi contratado em definitivo. Em junho de 2015, o Estoril pagou 400 mil euros no mercado da bola para ficar com o atacante. Para a época 2015/16, já adaptado ao futebol português, Léo Bonatini foi um dos destaques da Liga Nos.
O Estoril fez uma campanha positiva. Terminou na 8ª colocação, com 47 pontos. O atleta brasileiro participou de 37 jogos na temporada, balançou as redes em 20 oportunidades e deu três assistências. O grande destaque é diante do Vitória FC. Naquela ocasião, o atacante marcou o 1º hat-trick na carreira profissional.
Trajetória, conquistas e highlights de Léo Bonatini
Com as boas temporadas, rumores de equipes interessadas no brasileiro surgiram. Então, no mercado de transferência de 2016, o Al-Hilal SFC pagou 5,50 milhões de euros no Léo Bonatini.
Mesmo com o destaque na Europa, o brasileiro aceitou jogar na Arábia Saudita. Apesar do destino inusitado, o jogador teve uma boa passagem. Além disso, conquistou dois títulos: Campeonato da Arábia Saudita e Saudi Cup Winner. No Al-Hilal SFC, Léo Bonatini também começou a jogar na ponta-esquerda.
Foram 36 partidas, 15 gols e quatro assistências. Em um certo momento da temporada, Léo marcou gols em cinco jogos consecutivos. Dessa forma, alguns times da Europa estavam de olho no jogador. Em agosto de 2017, o Wolverhampton contratou por empréstimo.
Naquela oportunidade, o Wolverhampton estava jogando na EFL Championship. Logo na estreia contra o Middlesbrough, Bonatini marcou o 1º gol com a nova camisa. Da 11ª rodada até a 16ª, o brasileiro fez sete tentos. Todavia, ficou 26 jogos sem balançar as redes.
Permanência na Inglaterra
O Wolves pagou 4 milhões de euros para continuar com Léo Bonatini. Entretanto, na Premier League, o brasileiro não recebeu muitas chances dentro de campo. Foram apenas nove jogos, com um gol e uma assistência.
Assim, em janeiro de 2019, no mercado da bola, o Nottingham Forest fez uma proposta de empréstimo. Porém, participou de cinco confrontos, sendo apenas dois entre os titulares. Foram dez jogos sem ser relacionado.
Transferência e mercado da bola de Léo Bonatini
Para a temporada 2019/20, Léo Bonatini voltou para Portugal. O Wolverhampton cedeu por empréstimo o brasileiro para o Vitória SC. O jogador voltou ao lugar onde teve os melhores números na carreira.
Mesmo assim, na maioria dos jogos, Léo iniciou no banco de reservas. O brasileiro jogou 28 partidas, marcou seis tentos e deu duas assistências. A equipe portuguesa não contratou em definitivo.
Então, foi para o Grasshoppers, da Suíça. O empréstimo era de duas temporadas. Atuando como centroavante e meio-campista, o brasileiro viveu bons e maus momentos no clube. Em resumo, foram 59 jogos, marcou 20 gols e deu seis assistências. Contudo, sofreu uma rotura do menisco. Assim, ficou de fora de alguns confrontos.
Atualmente, de volta ao Wolverhampton e com contrato até junho de 2023, o brasileiro não ia ficar no clube. Em janeiro de 2023, então, Léo Bonatini fechou sua saída gratuita do clube inglês e assinou com o Atlético de San Luis do México.