Com Leno e Martínez em alta, como fica a situação dos goleiros do Arsenal?

Argentino disse que só fica nos Gunners se tiver mais minutos em campo

martínez leno
Peter-Powell-Pool-via-Getty-Images-Glyn-Kirk-Pool-AFP-via-Getty-Images

Além do atacante Pierre Emerick Aubameyang, principal jogador do Arsenal, outros atletas se destacaram pelos Gunners na temporada, como os goleiros Bernd Leno e Emiliano Martínez. O alemão fez ótimas partidas na Premier League, mas teve o grande momento interrompido por uma lesão séria, em junho. Com a contusão do titular, o argentino assumiu a vaga e manteve o alto nível de atuações, sendo decisivo em várias partidas.

A disputa Leno x Martínez no gol do Arsenal

Agora, o técnico Mikel Arteta tem uma boa dor de cabeça para a próxima temporada. Na semana passada, Martínez disse, em entrevista ao Marca, que fica no Arsenal se tiver mais minutos em campo.

“Tenho boa idade (27 anos), estou com confiança de que preciso somar a maior quantidade de minutos possíveis. Estou na mira de 10 clubes da Europa, mas não posso dizer quem são, pois não há nada concreto. Não tenho a situação clara com o Arsenal”.

Ter dois ótimos jogadores para a mesma posição enquanto há carências no elenco não é um luxo que o Arsenal pode contar. Antes de assumir a titularidade, Martínez jogava partidas de copas (Europa League e copas nacionais), mas, como deixou claro, o goleiro quer mais do que isso.

Leia mais: Os uniformes dos clubes da Premier League para a temporada 2020/2021

Martínez chegou ao Arsenal há oito anos e acumulou seis empréstimos: Oxford United, Sheffield Wednesday, Rotherham United, Wolverhampton Wanderers, Getafe e Reading. Criou uma bonita história no clube na última temporada, coroada com o título da Copa da Inglaterra. No entanto, brilhou apenas agora. Enquanto isso, Leno vem de temporadas destacadas desde a Bundesliga.

A diferença entre os dois goleiros também se dá nos valores de mercado (Martínez, 7,2 milhões de libras – Leno, 28,8 milhões de libras). Embora 7 milhões de libras seja um valor baixo, pode servir para ajudar em uma negociação mais complicada.

martínez leno
Peter-Powell-Pool-via-Getty-Images-Glyn-Kirk-Pool-AFP-via-Getty-Images

Carências no elenco do Arsenal

Sem grande poder de investimento, o Arsenal precisa definir contratações certeiras sem gastar muito. Há, pelo menos, três posições carentes no elenco dos Gunners: zagueiro, volante e meia-atacante.

Contratado em 2019 e emprestado ao Saint-Étienne, o jovem zagueiro William Saliba se juntará ao Arsenal para a próxima temporada. A chegada do promissor defensor de 19 anos reforça o sistema defensivo, mas ela não é suficiente.

No meio-campo, um dos principais nomes especulados é Thomas Partey, do Atlético de Madrid, mas os altos valores da negociação podem emperrar a negociação.

Assim, o Arsenal pode manter Bernd Leno, vender Emiliano Martínez e, com isso, reforçar uma posição carente. Com mercado após uma grande temporada, o goleiro argentino seria uma boa moeda de troca na janela de transferências.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube! 

  • SELEÇÃO DA PREMIER LEAGUE COM UM JOGADOR POR TIME