O ex-Flamengo e Athletico-PR, Eduardo da Silva deu uma entrevista ao “The Athletic” que foi publicada na manhã desta quinta-feira (6) em que o brasileiro naturalizado croata relembrou seus tempos de Arsenal. O ex-jogador também exaltou a campanha mágica que os Gunners vem fazendo nesta temporada, liderando a Premier League, com oito pontos de folga, faltando nove jogos para o fim do campeonato.
— Assistir ao jogo do Arsenal me lembra do meu time comandado por Wenger. Eles estão no mesmo caminho que nós em 2007-08. O mundo inteiro dizia que, tirando o Barcelona, o Arsenal jogava o futebol mais bonito, e eles estão fazendo isso de novo. A atmosfera na equipe parece incrível, o que é crucial se você quiser ganhar o título. Arteta parece ter conquistado o vestiário, pois os jogadores o respeitam muito — disse Eduardo.
O ex-jogador também revelou que seu filho está nas categorias de base do Flamengo, mas que é torcedor fanático do Arsenal e que seu jogador favorito do time não é nenhum brasileiro.
— Meu filho é o torcedor número 1. Não tenho certeza se é porque joguei no Arsenal, mas ele é louco por eles e vive me dizendo que um dia jogará pelo Arsenal. Quando o Arsenal perde um jogo, ele chora. Na última temporada, quando eles perderam para o Spurs e perderam a vaga na Champions League, ele chorou muito. Ele assiste a todos os jogos que pode e tem todas as camisas, mas não nesta temporada ainda. Ele gosta muito de Ødegaard e o considera um grande jogador — contou o ex-jogador.
Eduardo da Silva jogou no Arsenal de 2007 a 2010. Durante esse período, o brasileiro naturalizado croata teve dificuldades de se firmar no time titular, conseguindo se consolidar apenas em dezembro de sua primeira temporada com os Gunners. Porém, em fevereiro de 2008, ele sofreu uma fratura exposta na fíbula esquerda e uma luxação no tornozelo esquerdo, após ser atingido violentamente pelo zagueiro Martin Taylor. O técnico Guunner na época, Arsène Wenger chegou a pedir o banimento do zagueiro do Birmingham City na época.
Depois da lesão, Eduardo da Silva nunca mais conseguiu se firmar no time titular do Arsenal. Atuando como centroavante, o brasileiro naturalizado croata marcou 22 gols em 67 jogos com o time londrino.
Eduardo da Silva possui algumas semelhanças com Gabriel Jesus, como a posição dentro do campo e um histórico de lesões. O ex-jogador do Arsenal elogiou o camisa 9 dos Gunners, que se recuperou de uma lesão no ligamento e já marcou dois gols após sua volta aos gramados, totalizando em sete tentos na temporada.
–Gabriel Jesus é um grande jogador com experiência na Premier League e seu retorno de lesão ajuda muito, mas não importa quem começa. Você pode ver que todos eles estão jogando pelo time e adotaram a mentalidade e a visão de futebol de Arteta. A atmosfera na equipe parece incrível, o que é crucial se você quiser ganhar o título. Arteta parece ter conquistado o vestiário, pois os jogadores o respeitam muito — declarou Eduardo.
+ Por que tem uma flâmula do Corinthians no museu do Arsenal?
“Tivemos uma grande chance”
O Arsenal esteve perto de chegar ao seu 14ª título de Campeonato Inglês em 2007-08 e 2010-11. Os Gunners contavam com um grande elenco, que tinha Emmanuel Adebayor, Robin Van Persie, Theo Walcott, Eduardo, Nicklas Bendtner e os meio-campistas Cesc Fàbregas e Tomáš Rosický. Quando o astro holandês se machucou, em janeiro de 2008, Wenger colocou Eduardo da Silva para substituí-lo. O croata, nascido no Brasil, aproveitou a oportunidade, marcando quatro gols e dando três assistências em sete jogos.
Porém, no mês seguinte, Eduardo sofreu a lesão contra o Birmingham City. A partida parece ter sido o início da tragédia tanto para o brasileiro quanto para o Arsenal. O jogo terminou empatado em 2 a 2 no Madejski Stadium e, depois, empatou quatro jogos, perdeu dois e venceu apenas um. A briga pelo título, então, ficou fora do alcance dos Gunners.
— Ainda recebo mensagens de torcedores sobre aquela temporada que dizem que se eu não tivesse me machucado, o Arsenal teria vencido o campeonato. Eu sempre ouço essa mensagem, mas foi uma pena que isso tenha acontecido comigo. Fico triste por não termos conquistado nenhum troféu, pois era uma equipe forte. Penso nisso até hoje, pois tivemos uma grande chance — declarou o ex-atacante dos Gunners.
Eduardo da Silva foi para o Arsenal depois e uma vitoriosa passagem pelo Dinamo Zagreb, onde conquistou seis títulos: Campeonato Croata (2005–06 e 2006–07), Copa da Croácia (2003–04 e 2006–07) e Supercopa da Croácia (2003 e 2006). Nessa época, o jogador nascido no Brasil foi premiado como o Jogador Croata do Ano em 2004 e 2006, o Jogador do ano da Primeira Liga Croata de 2004, além de ser o artilheiro da mesma competição em 2007 (com 34 gols).
Depois do Arsenal, Eduardo da Silva teve uma bela passagem pelo Shakhtar Donetsk, conquistando oito títulos e sendo o artilheiro da Copa da Ucrânia de 2013-14, com quatro gols. Veja a lista de troféus:
- Campeonato Ucraniano: 2010–11, 2011–12, 2012–13 e 2013–14
- Copa da Ucrânia: 2010–11, 2011–12 e 2012–13
- Supercopa da Ucrânia: 2012
No Flamengo, Eduardo marcou 14 gols em 49 jogos e no Athletico-PR fez apenas dois tentos em 19 partidas. O croata nascido no Brasil jogou a Copa do Mundo de 2014 pela Croácia e encerrou sua carreira no Légia Varsóvia, da Polônia, onde esteve em campo só 14 vezes e não estufou as redes adversárias nenhuma vez.