O Liverpool volta a campo nesta quarta-feira (23), às 16h (de Brasília), na Red Bull Arena, para enfrentar o RB Leipzig, em partida válida pela terceira rodada da fase de liga da Champions League.
A partida traz alguns números curiosos e principalmente animadores para os Reds, que ocupam a 10ª posição entre os 36 clubes e podem chegar à liderança do torneio.
As estatísticas de RB Leipzig x Liverpool
Os alemães vivem bom momento na Bundesliga: vice-líderes, empatados em pontos com o líder, Bayern, melhor defesa e invictos. No entanto, perderam seus dois jogos na Champions League.
Os Reds, por sua vez, lideram a Premier League e venceram as duas partidas anteriores no torneio internacional. E têm grande vantagem nos números sobre o Leipzig.
1. O Liverpool nunca perdeu para o Leipzig
Os Reds tiveram apenas três jogos contra os rivais alemães, mas nunca perderam ou sequer empataram: foram três vitórias e nenhum gol sofrido.
Foram dois confrontos iniciais em 2021, também pela Champions League, e outro em 2022, em um amistoso internacional durante a pré-temporada. Ao todo, foram nove gols para os Reds e nenhum para o Leipzig.
- Leipzig 0 x 2 Liverpool (Champions League, oitavas de final, 2021)
- Liverpool 2 x 0 Leipzig (Champions League, oitavas de final, 2021)
- Leipzig 0 x 5 Liverpool (Amistoso internacional, 2022)
2. O Liverpool não perde para alemães há 12 jogos
Os dois últimos confrontos contra alemães para o time inglês foram justamente contra os próximos adversários. Antes disso, a sequência também era positiva.
Os Reds não perdem para alemães desde 2002, quando caíram para o Bayer Leverkusen nas quartas de final da Champions League. Desde então, são 12 jogos de invencibilidade, com nove vitórias e três empates.
Além dos dois últimos confrontos contra o Leipzig, o time inglês teve o seguinte recorde:
- Liverpool 3 x 1 Bayer Leverkusen (Champions League, oitavas de final, 2005)
- Bayer Leverkusen 1 x 3 Liverpool (Champions League, oitavas de final, 2005)
- Augsburg 0 x 0 Liverpool (Europa League, 16 avos de final, 2016)
- Liverpool 1 x 0 Augsburg (Europa League, 16 avos de final, 2016)
- Borussia Dortmund 1 x 1 Liverpool (Europa League, quartas de final, 2016)
- Liverpool 4 x 3 Borussia Dortmund (Europa League, quartas de final, 2016)
- Hoffenheim 1 x 2 Liverpool (classificatória para a Champions League, 2018)
- Liverpool 4 x 2 Hoffenheim (classificatória para a Champions League, 2018)
- Liverpool 0 x 0 Bayern de Munique (Champions League, oitavas de final, 2019)
- Bayern de Munique 1 x 3 Liverpool (Champions League, oitavas de final, 2019)
3. Vitória do Liverpool pode gerar novo recorde ao clube
Caso vençam os alemães, o time de Anfield pode registrar sua oitava vitória consecutiva na temporada somando todas as competições — algo que não acontece desde março de 2022.
Além disso, o triunfo na Red Bull Arena faria com que o time de Arne Slot instaurasse um novo recorde: vencer 11 dos 12 primeiros jogos do calendário pela primeira vez na história.
4. Leipzig vive início histórico na temporada
Depois de sete rodadas na Bundesliga, o Leipzig soma 17 pontos, o que é um recorde na história do clube a essa altura do campeonato. Foram cinco vitórias e dois empates.
Além disso, o time de Marco Rose sofreu apenas dois gols no campeonato e tem um registro de seis jogos sem sofrer gols na liga. Suas duas únicas derrotas na temporada foram contra Atlético de Madrid e Juventus.
5. Podem haver três casos de ‘lei do ex’ no jogo
Antes de irem ao Liverpool, Ibrahima Konaté e Dominik Szoboszlai eram destaques do Leipzig. O zagueiro chegou em 2021, enquanto o meia foi a Anfield no ano passado.
Konaté somou 95 jogos pelo clube alemão entre 2017 e 2021, mas não conquistou nenhum título pelo clube. Já Szoboszlai teve 91 jogos, 20 gols e dois títulos: a Copa da Alemanha em 2022 e 2023.
Do outro lado, o Leipzig tem Peter Gulasci, que passou cinco anos em Anfield sem fazer uma partida sequer pelo time principal. Ele esteve no banco em 51 partidas. Ele chegou ao time principal em 2008, mas teve empréstimos diversos e trocou os Reds pelo Salzburg, em 2013.