Ex-auxiliar e campeão com Leicester, Craig Shakespeare morre aos 60 anos

3 minutos de leitura

O futebol inglês recebeu uma notícia triste nesta quinta-feira (1º). Craig Shakespeare, que trabalhou no histórico Leicester campeão da Premier League, faleceu aos 60 anos.

A notícia foi divulgada em comunicado dos familiares, que não confirmaram a causa. Em outubro de 2023, a Associação de Treinadores da Liga emitiu um comunicado informando que Shakespeare estava tratando um câncer, que havia sido recém diagnosticado.

— Craig faleceu em paz esta manhã em casa, cercado por sua família. Embora a família esteja imensamente orgulhosa de suas conquistas no futebol, tanto como jogador quanto como treinador, para nós, sua família, ele sempre será, antes de tudo, um marido, pai, filho, irmão e tio amoroso e amado. A perda é devastadora para todos nós e pedimos que seja dada privacidade neste momento incrivelmente difícil — destacou o comunicado.

Shakespeare teve passagem histórica pelo Leicester

Craig foi um meia-atacante inglês, mas se destacou no futebol como auxiliar técnico. Ele passou por West Bromwich, Hull City, Aston Villa, Everton, Norwich e Leicester — clube no qual se consolidou com campanhas históricas. Por um curto período em 2016, também trabalhou na seleção da Inglaterra.

Em 2008, Shakespeare chegou ao Leicester e retornou aos Foxes em 2011, depois de passar um ano no Hull City. Ele integrou a comissão técnica de Claudio Ranieri até 2017.

Shakespeare também teve uma curta passagem como técnico principal do Leicester em 2017. Ele retornaria aos Foxes em 2023 como “braço direito” de Dean Smith, mas o clube optou por não renovar o contrato após o rebaixamento na Premier League em 2022/2023.

Ao lado de Ranieri, Shakespeare foi um nome crucial para a histórica campanha do Leicester em 2015/2016. Nesta temporada, os Foxes surpreenderam e foram campeões da Premier League.

Nas redes sociais, o Leicester lamentou o falecimento de seu ex-auxiliar técnico.

— Ele deixa um legado no Leicester City como poucos e, embora lamentemos sua perda, somos gratos por termos compartilhado uma conexão tão especial com um homem cuja paixão e espírito ressoarão por muito tempo em todos que tiveram o prazer de conhecê-lo — declarou o clube.

Clubes lamentam morte de Shakespeare

Nas redes sociais, os clubes em que Craig Shakespeare trabalhou lamentaram o falecimento do auxiliar técnico.

— Os pensamentos de todos nós do West Bromwich Albion, onde Craig atuou como jogador e em várias outras funções, estão com seus amigos, familiares e entes queridos. Descanse em paz, Shakey — escreveu o West Bromwich.

— O Everton está profundamente triste ao saber do falecimento do nosso ex-técnico Craig Shakespeare. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos neste momento extremamente difícil — publicou o Everton.

— Craig é lembrado com carinho em Carrow Road e sua perda será sentida por toda a comunidade futebolística. Nossos sinceros votos vão para os amigos e familiares de Craig neste momento triste — destacou o Norwich.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.