A Premier League lida com um fenômeno aos quais torcedores brasileiros estão acostumados: diversas mudanças de treinadores com a disputa em andamento. A liga inglesa bateu recorde de demissões de técnicos ao alcançar 13 mudanças no início de abril, e esse número aumentou graças ao Leeds United.
Mudanças de técnico na Premier League:
- Aston Villa – Steve Gerrard por Unai Emery.
- Bournemouth – Scott Parker por Gary O’Neil.
- Brighton – Graham Potter por Roberto De Zerbi.
- Chelsea – Thomas Tuchel por Graham Potter;
- Crystal Palace – Patrick Vieira por Roy Hodgson.
- Everton – Frank Lampard por Sean Dyche.
- Leeds – Jesse Marsch por Javi Gracia.
- Leicester – Brendan Rodgers por Dean Smith.
- Southampton – Ralph Hasenhuttl, por Nathan Jones.
- Nathan Jones por Ruben Selles.
- Tottenham – Antonio Conte saiu. Cristian Stellini interino.
- Wolverhampton – Bruno Lage por Julen Lopetegui.
- Chelsea – Graham Potter por Frank Lampard
- Tottenham – Cristian Stellini por Ryan Mason.
- Leeds United – Rudi Garcia por Sam Allardyce
O Leeds está desesperado na luta contra o rebaixamento da Premier League. A equipe vem de resultados ruins e se encontra em maus lençóis, com apenas quatro jogos até o fim da temporada. A cartada final do clube foi a demissão do atual técnico e a contratação de um velho conhecido do futebol inglês.
O espanhol Javi Gracia foi demitido do Leeds nesta quarta-feira (3) e seu substituto já foi escolhido. Trata-se do veterano Sam Allardyce, que se notabilizou por fazer bons trabalhos em times pequenos e emergentes na Premier League nos anos 2000.
A saída de Gracia faz parte de um pacote de mudanças na estrutura do futebol do Leeds United para o restante da temporada. Na manhã dessa terça-feira (2), The Whites oficializaram a demissão do dirigente Victor Orta. O profissional estava no clube desde 2017 e foi peça-chave na formação da equipe que deu aos torcedores do Elland Road o retorno e a permanência à Premier League.
Leeds United luta para permanecer na Premier League
A provável demissão de Javi Gracia se dá pela péssima sequência recente de resultados. Dos últimos 10 jogos no Campeonato Inglês, o Leeds perdeu seis, empatou dois e venceu dois. A equipe se encontra na 17ª posição, uma acima da zona de rebaixamento. Porém, o time tem os mesmos 30 pontos do Everton, primeira equipe no Z3.
O Leeds disputa a permanência diretamente com Leicester, West Ham, Everton, Nottingham Forest e Southampton. Com 37 e 39 pontos, respectivamente, Wolverhampton e Bournemouth estão em situação mais confortáveis.
Javi Gracia chegou ao Leeds no meio da temporada, para substituir Jesse March. A passagem do espanhol de 52 anos pelo Elland Road chegou ao fim com apenas 13 jogos, sete derrotas, dois empates e três vitórias.
Leia mais:
Leicester x Everton: a luta emocionante contra o rebaixamento na Premier League
Sam Allardyce para apagar o incêndio
The Whites optaram pela experiência nesse momento delicado. A bola da vez é Sam Allardyce, veterano de 68 anos. O técnico ficou conhecido por montar equipes pragmáticas, fortes defensivamente e que praticam um futebol sempre em busca do resultado.
Dois dos principais trabalhos de Allardyce foram no Bolton, onde ficou de 1999 a 2007, e no West Ham, em que permaneceu à frente entre 2011 e 2016. A última passagem dele por um clube foi no West Bromwich, em 2021.
De certa forma, o futuro técnico do Leeds se tornou uma figura folclórica na Premier League. Sempre mascando seu chiclete à beira do campo, Allardyce virou um símbolo do Campeonato Inglês nos primeiros anos do século. O técnico chegou a assumir a Inglaterra em 2016, mas deixou o cargo precocemente após ter seu nome envolvido em um esquema de corrupção na venda de jogadores.

Sam Allardyce chega ao Elland Road precisando, mais do que nunca, entregar resultados. Sua missão não será fácil, já que o Leeds enfrenta Manchester City, Newcastle, West Ham e Tottenham nas últimas rodadas da Premier League.
# | Seleção | J | V | E | D | +/- | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
![]() Liverpool |
36 | 25 | 8 | 3 | 46 | 83 |
2 |
![]() Arsenal |
36 | 18 | 14 | 4 | 33 | 68 |
3 |
![]() Newcastle |
36 | 20 | 6 | 10 | 23 | 66 |
4 |
![]() Man City |
36 | 19 | 8 | 9 | 24 | 65 |
5 |
![]() Chelsea |
36 | 18 | 9 | 9 | 19 | 63 |
6 |
![]() Aston Villa |
36 | 18 | 9 | 9 | 7 | 63 |
7 |
![]() Nottm Forest |
36 | 18 | 8 | 10 | 12 | 62 |
8 |
![]() Brentford |
36 | 16 | 7 | 13 | 10 | 55 |
9 |
![]() Brighton |
36 | 14 | 13 | 9 | 3 | 55 |
10 |
![]() Bournemouth |
36 | 14 | 11 | 11 | 12 | 53 |
11 |
![]() Fulham |
36 | 14 | 9 | 13 | 1 | 51 |
12 |
![]() Crystal Palace |
36 | 12 | 13 | 11 | -2 | 49 |
13 |
![]() Everton |
36 | 9 | 15 | 12 | -5 | 42 |
14 |
![]() Wolverhampton |
36 | 12 | 5 | 19 | -13 | 41 |
15 |
![]() West Ham |
36 | 10 | 10 | 16 | -17 | 40 |
16 |
![]() Man Utd |
36 | 10 | 9 | 17 | -11 | 39 |
17 |
![]() Tottenham |
36 | 11 | 5 | 20 | 4 | 38 |
18 |
![]() Ipswich |
36 | 4 | 10 | 22 | -42 | 22 |
19 |
![]() Leicester |
36 | 5 | 7 | 24 | -47 | 22 |
20 |
![]() Southampton |
36 | 2 | 6 | 28 | -57 | 12 |