Leeds United volta à Premier League em grande campanha com Bielsa

Pela primeira vez, desde a temporada 2003/04, o Leeds disputará a Premier League

0
420
leeds premier league
George Wood/Getty Images

O tradicional Leeds United, três vezes campeão inglês, está de volta à Premier League. Um dos principais times na Championship, os Peacocks mantiveram um alto nível de jogo durante a temporada e estão confirmados de volta à elite para temporada 2020/2021.

Bielsa e o Leeds

Mais integrados a filosofia de Marcelo Bielsa, que comanda a equipe pela segunda campanha seguida, os Whites deram show. Das 44 rodadas disputadas, por 37 a equipe esteve entre os dois melhores colocados – sendo 17 giros como líder. A pior colocação durante a temporada foi o quinto lugar, na rodada de número 11.

Essa constância já tinha sido demonstrada na temporada anterior, porém faltou o grande prêmio. Apesar de liderar boa parte do campeonato, o Leeds caiu de rendimento no fim do torneio e falhou em conseguir a promoção direta para a Premier League.

Nos playoffs, foi derrotado pelo Derby County e nem chegou a disputar a última partida em Wembley. Apesar da decepção, a torcida pediu para que Marcelo Bielsa seguisse no comando da equipe.

leeds premier league bielsa
Nigel Roddis/Getty Images

O argentino ficou, assim como boa parte dos jogadores, mantendo uma importante base para seguir o trabalho. Um problema crônico da última temporada também foi evitado: as lesões. Os Whites perderam poucos jogadores em função disso, conseguindo dar mais continuidade aos atletas.

O estilo ofensivo de Bielsa permanece norteando o Leeds, mas nessa temporada, passou por algumas modificações. Ao invés do ‘ataque total', hoje os Peacocks dominam mais as ações ofensivas, mantendo a posse de bola no setor ofensivo, abusando da troca de passes e movimentação. Quando necessário, também aceleram o jogo, apresentando uma ótima transição ofensiva.

Destaques

O principal nome do setor ofensivo é Patrick Bamford. O inglês de 26 anos é o artilheiro da equipe, com 17 gols marcados. Outro destaque no setor criativo do time é o winger Jack Harrison, de 23 anos, dono de oito assistências na Championship. Passam por ambos as principais ações ofensivas da equipe. Há de se destacar também Pablo Hernández, espanhol de 35 anos, que comanda o meio-campo ofensivo.

O time chegou a contar com Eddie Nketiah, que foi chamado de volta ao Arsenal depois de boas atuações pelos Whites. Ryan Clarke, hoje no QPR, também integrou o elenco até janeiro.

Um ponto importante de crítica na última temporada foi o sistema defensivo. Boa parte do declínio foi creditado ao setor, que esteve muito exposto durante as partidas e permitia grandes e frequentes chances aos seus adversários. A equipe melhorou e, nessa temporada, tem, até agora a melhor defesa da liga, sofrendo 34 gols em 44 jogos.

Bielsa conta com os defensora para, além de evitar os gols, iniciarem bem os movimentos ofensivos da equipe. Luke Ayling, zagueiro e lateral-direito de 28 anos, é um dos pilares da equipe. Os goleiros Kiko Casilla e o jovem Illan Meslier foram exigidos e corresponderam à altura. Kalvin Phillips, volante e prata da casa também é um nome importante, sendo essencial para o bom funcionamento da equipe.

Com o acesso confirmado à Premier League, cabe ao Leeds agora garantir o título e planejar o retorno à elite. Provavelmente sob o comando de Bielsa, os Whites certamente serão uma das atrações do campeonato.

[YOUTUBE] MAIORES CAMPEÕES DO FUTEBOL INGLÊS