Home Leeds O Leeds fará uma campanha histórica no retorno à Premier League?

O Leeds fará uma campanha histórica no retorno à Premier League?

Com 11 vitórias até o momento e 10 jogos pela frente, é possível que o time de Elland Road termine com o 2º maior número de triunfos de um recém-promovido à elite inglesa na era moderna

0
289
leeds campanha
Credit: Photo by Michael Zemanek/BPI/Shutterstock

A visita do Leeds United ao Liverpool no dia 12 de setembro, no retorno dos Whites à primeira divisão depois de 16 anos, estava cercada de expectativas pela sua torcida e os demais apaixonados por futebol. Afinal, se enfrentariam as duas equipes campeãs nacionais na temporada anterior, cujos técnicos são adeptos de um futebol ofensivo, com marcação-pressão e passes verticais que dominou os adversários em suas respectivas divisões e encantou os torcedores.

Agora na elite, os comandados de Marcelo Bielsa repetiriam o futebol envolvente da Championship? Diante do poderoso Liverpool de Jurgen Klopp abririam mão do seu estilo de jogo para neutralizar o trio de ataque Salah-Mané-Firmino ou encarariam os Reds de peito aberto?

Acertou quem ficou com a segunda opção. Quem assistiu àquela partida inaugural curtiu o melhor jogo da rodada. Sem nunca deixar os donos da casa abrirem dois gols de vantagem, o Leeds partiu em busca da vitória e foi premiado com três gols, mantendo o placar empatado até o pênalti convertido por Salah aos 42 minutos do segundo tempo decretar a vitória local.

Um jogo de alto nível, onde Bielsa e seus jogadores mostraram a que vieram logo contra o atual campeão. Ali estava dada a tônica do que seria a participação do Leeds em sua volta ao clube dos grandes, justificando as expectativas guardadas para a temporada.

Campanha segura do Leeds

Com 29 partidas disputadas até o momento, dá para dizer que a equipe de Yorkshire tem correspondido. Com o brasileiro Raphinha como um dos destaques, o time mantém o estilo agressivo que lhe conduziu de volta à elite do futebol inglês e tem alternado vitórias e derrotas, algumas com placares elásticos — a favor e contra.

Está na 11ª colocação com 12 vitórias, três empates e 14 derrotas, tendo o 2º menor número de empates no torneio — só o lanterna Sheffield United tem menos, afinal, perdeu quase todos os jogos.

É a equipe cujas partidas somadas têm a maior quantidade de gols, além do 2º goleiro com mais defesas na competição — Meslier só perde para Sam Johnstone, do vice-lanterna West Bromwich no quesito. Números ilustrativos da forma como jogam os comandados de “El Loco” Bielsa, atacando e sendo atacados constantemente.

Praticamente sem chances de rebaixamento nem de classificação às competições europeias, as próximas partidas servirão para consolidar o status de Premier League do clube. Sendo assim, uma boa campanha nesta temporada irá coroar o grande trabalho feito por Bielsa desde que chegou ao Leeds três anos atrás.

Leia mais: As camisas mais bonitas dos times fora do Big Six neste século

Dado o bom futebol apresentado até o momento — ainda que oscilando com alguma frequência dentro das partidas — e analisando os próximos confrontos, há motivos para crer que a torcida ficará feliz com o desfecho da temporada.

Isso porque, dos próximos nove adversários, cinco estão entre os sete piores colocados: Southampton, Burnley, Brighton, West Bromwich e Sheffield United, sendo estes três os ocupantes da zona de rebaixamento. No primeiro turno, foram cinco vitórias e uma derrota contra estas equipes, com 14 gols marcados e quatro sofridos:

4×3 Fulham
1x 0 Sheffield
1×0 Burnley
5×0 West Bromwich
0x1 Brighton
3×0 Southampton

A casca grossa fica por conta dos duelos com Manchester City, Manchester United, Liverpool e Tottenham — um empate e três derrotas no primeiro turno, com 6 gols marcados e 14 sofridos:

3×4 Liverpool
1×1 Manchester City
2×6 Manchester United
0x3 Tottenham

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

Diante do futebol apresentado e dos confrontos no primeiro turno, é natural imaginar um cenário de cinco vitórias e quatro derrotas do Leeds nos próximos jogos, encerrando a temporada com 17 vitórias.

A campanha do Leeds seria a segunda melhor entre os recém-promovidos desde a temporada 1995/1996 (a primeira da Premier League com 20 clubes), atrás apenas do Ipswich Town de 2000/2001, 5º colocado com 20 vitórias e 66 pontos. Ficaria, ainda, uma vitória à frente do Wolverhampton da temporada 2018/2019.

Uma participação bastante segura, sem risco de queda nem necessidade de loucuras financeiras para evitar a degola, com perspectiva de crescimento para a temporada seguinte caso se mantenha a base do time e Bielsa no banco.

Assim, ficamos na expectativa para saber o resultado desta campanha do Leeds United em seu retorno à primeira prateleira do futebol inglês.

por Cayo Fernandes