O que Leandro Trossard pode oferecer de diferente ao Brighton?

Belga é o novo reforço dos Seagulls para a temporada

0
541
trossard brighton
Crédito: Brighton Twitter

Leandro Trossard tem sido até aqui a principal contratação do Brighton & Hove Albion para a temporada 2019/20. O jogador belga de 24 anos, ex-Genk, chega com uma expectativa elevada, não só pelo que ele pode apresentar em níveis de desempenho, mas pelo que o negócio tem representado como um todo aos Seagulls.

Graham Potter foi contratado para gerir o clube com a promessa de mudar a mentalidade defensiva aplicada por Chris Hughton nos últimos anos. Essa filosofia de jogo foi até eficaz em certo ponto, pois manteve o time na elite do futebol inglês. Mas a diretoria do Brighton decidiu que era hora de tentar algo novo.

Leia mais: Quando Tottenham e Wolverhampton protagonizaram uma final europeia
Leandro Trossard chega com a missão de melhorar o desempenho frente ao gol do Brighton. (Foto: Brighton divulgação)

Trossard representa assim não só uma contratação boa, mas um possível início de uma nova abordagem no mercado de transferências. A chegada do belga pode ser um divisor de águas ao clube do sul inglês.

Ele atua preferencialmente pelo lado esquerdo do campo, dando muita profundidade ao time e tendo também liberdade para flutuar ao centro do campo com a bola carregada.

Graham Potter estabeleceu o 4-2-3-1 fluído como sua plataforma inicial no Swansea City e no Brighton ele pode emular a formação novamente, tendo Trossard como ponta esquerda.

Números de Leandro Trossard em jogo válido pela UEFA Europa League, contra o Slavia Praha na temporada passada. (Foto: Sofascore)

O jovem treinador inglês tem como característica mudar bastante a estrutura do time ao longo das partidas, e esse é um fato que beneficia muito o novo reforço. Leandro é capaz de atuar também como meia ofensivo central e segundo atacante.

LEIA MAIS:
Douglas Luiz no Aston Villa: volante finalmente brilhará na Inglaterra?

Os números do atleta impressionam. Foram 22 gols e 11 assistências em 47 partidas, contabilizando todas as competições disputadas: um envolvimento direto em gols de 71% com relação aos jogos.

Os números de Leandro Trossard na temporada 2018/19. (Foto: Twitter oficial do Brighton & Hove Albion)

Ele superaria Glenn Murray – que foi o artilheiro do time na temporada passada com 15 gols – e Knockaert que contabilizou seis assistências, sendo o líder do clube neste quesito.

Obviamente o ponta esquerda vai atuar agora numa liga muito mais exigente e física, pedindo assim um período de adaptação. No entanto, a Premier League tem sido um excelente lugar para a maioria dos jogadores belgas e Leandro Trossard tem tudo para entregar um bom desempenho logo em sua temporada de estreia.

Graham Potter parece disposto a mudar a mentalidade do time inglês e conta com o ex-jogador do Genk que vive a melhor fase de sua carreira. Será interessante acompanhar a dupla nesta temporada.