Lanterna da última PL, Norwich lidera a Championship

0
324
Mike Egerton/Imago Images
Mike Egerton/Imago Images

O Norwich foi o lanterna da Premier League na edição 2019/2020. Entretanto, a equipe comandada por Daniel Farke conseguiu dar a volta por cima na Championship e é líder da competição. Um dos pilares da temporada volta a ser Teemu Pukki, que já marcou 22 gols.

Norwich vive grande fase na Championship 2020/2021

O começo da temporada

Paul Chesterton/Imago Images

A estreia do Norwich na Championship 2020/2021 foi positiva, apesar do placar magro contra o Huddersfield. As finalizações eram geralmente de fora da área, com uma insistência em jogadas pelo meio, com troca de passes e velocidade. Mas o único gol da partida aconteceu após erro da defesa dos Terriers, quando Pukki foi atrás da recuperação e encontrou Adam Idah livre para marcar.

Entretanto, a segunda e a terceira rodadas não foram tão positivas. Na partida contra o Preston North End, o Norwich precisou correr atrás do resultado e chegou ao empate, do 2 a 2, apenas aos 85 minutos. Já contra o Bournemouth, os Canários tiveram novas dificuldades e perderam pelo placar mínimo, com gol marcado ainda no primeiro tempo.

Após os resultados ruins, o Norwich voltou a ter sucesso na 5ª rodada e engatou vitórias contra Rotherham, Birmingham e Wycombe. E os Canários assumiram a primeira colocação pouco depois, na 12ª rodada, ao vencer o Middlesbrough.

Logo atrás, com um ponto a menos, o Bournemouth vinha embalado e de olho em qualquer tropeço do Norwich. Contudo, foram os Cherries que vacilaram, após empatarem fora de casa com o Swansea City, na 17ª rodada.

Assim, mesmo com alguns tropeços, como a derrota para o Watford e o empate com o Queens Park Rangers, o Norwich construiu uma vantagem significativa até chegar aos 83 pontos.

Leia mais: O Leeds fará campanha histórica no retorno à Premier League?

Os pilares do Norwich na Championship

Teemu Pukki é um dos pilares do Norwich na Championship

O coletivo do Norwich funciona bem, mas alguns jogadores são a base da boa temporada. Entre eles, o principal é, sem dúvidas, Teemu Pukki. Ídolo do clube, o finlandês vive fase bastante positiva no comando do ataque. Aos 31 anos, iniciou 32 dos 34 jogos na Championship, com 22 gols marcados, retomando a ótima forma da edição 2018/2019.

Jogando pelas pontas, Emiliano Buendía também se destaca. Até aqui, já são 12 assistências do argentino na Championship. Veloz, de bom posicionamento em campo e ativo na criação em campo, é dono de passes precisos e habilidades técnicas marcantes.

Além disso, a zaga comandada pelo capitão Grant Hanley, de 29 anos, apresenta consistência e, até o momento, apresenta 12 clean sheets no campeonato. Hanlteey participa com frequência do jogo, com eficiência nos passes e uma média de cinco cortes por partida, segundo dados do SofaScore.

Leia mais: O ambicioso novo estádio do Everton começa a tomar forma

Mesmo comando desde 2017

Simon Davies/Imago Images

No Brasil, existe uma política muito forte de descarte aos técnicos. Porém, a situação é diferente na Inglaterra, onde os treinadores com mais frequência recebem tempo e paciência para colocar todo trabalho em prática.

Daniel Farke assumiu o comando do Norwich em 2017, subiu com a equipe à Premier League e disputou a liga em 2019/2020. No entanto, o futebol apresentado não foi suficiente e a equipe acabou rebaixada, ocupando a lanterna da PL, com apenas 21 pontos.

Leia mais: Os 6 clubes com as piores campanhas da era Premier League

Mesmo assim, Farke continuou no comando, e o trabalho novamente está dando bons frutos. O Norwich é líder da Championship, com folga – são oito pontos de vantagem a seis partidas do fim do campeonato – e cada vez mais confiança.

No recente confronto contra o Nottingham Forest, o técnico alemão destacou a performance, enaltecendo como a equipe impediu que o adversário propusesse o jogo. “Nós reduzimos eles (Nottingham) a apenas uma chance no jogo, então foi tudo ao redor da performance – posse de bola, criação de chances, controle e defesa no jogo – então foi um jogo de maturidade e estou feliz com isso”, contou na coletiva após a partida.

Leia mais: Quem é Ivan Toney, o craque da atual Championship

Acompanhe a PL Brasil no YouTube