Lamine Yamal: quem é o jovem que estreou pelo Barcelona aos 15 anos

2 minutos de leitura

O Barcelona goleou o Real Betis por 4 a 0 na tarde deste sábado (29), no Camp Nou, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol. Apesar da atuação de gala do time, um fato histórico chamou a atenção durante o duelo. Aos 37 minutos do segundo tempo, quando o placar já apontava os quatro gols de diferença, subiu a placa que indicava a saída de Gavi e entrada Lamine Yamal.

A substituição foi histórica uma vez que Lamine Yamal, aos 15 anos, 9 meses e 16 dias se tornou o jogador mais jovem a jogar pelo time profissional do Barcelona nos últimos 111 anos. Ele superou Vicenç Martínez e Ansu Fati, que entraram em campo pelo clube catalão com 16 anos.

Antes dele, apenas o filipino Paulino Alcántara fez sua estreia ainda mais jovem, em 1912, quando tinha 15 anos, quatro meses e 18 dias.

A título de curiosidade, Lamal também superou Lionel Messi, que estreou pelo Barcelona com 16 anos. No futebol brasileiro, Endrick e Neymar, por exemplo, entrearam por Palmeiras e Santos, respectivamente, também aos 16 anos.

Quem é Lamine Yamal?

O nome completo do jogador é Lamine Yamal Nasraoui Ebana. Filho de imigrantes africanos – pai marroquino e mãe de Guiné Equatorial –, Lamine nasceu em 2007, na idade de Esplugues de Llobregat, que fica na Catalunha.

O atacante iniciou sua carreira nas categorias de base de um pequeno clube da Catalunha, La Torreta. Logo aos sete anos, ele foi para La Masía. O normal é que ele estivesse no time infantil entre 12 e 13 anos, porém, nessa fase, ele já havia avançado para os “cadetes” (para jogadores que tenham entre 14 e 15 anos). Logo aos 14, Lamine já foi para o juvenil, onde há atletas de 16,17 e 18 anos de idade.

De acordo com a “ESPN“, Lamine é amigo de Wesley Dual, meio-campista da base do Barcelona, filho de brasileira. Além disso, ele era empresariado por Iván de la Peña, ex-jogador do Barça, que atuou nos anos 1990. Neste ano, porém, o atacante passou a ser gerenciado pelo português Jorge Mendes, agente que cuidou das carreiras de Cristiano Ronaldo, Marcelo e Deco.

Lamine deverá assinar seu primeiro contrato profissional com o Barcelona neste ano, apesar da jovem promessa já ter ofertas de vários outros clubes.

Caso de indisciplina de Lamine Yamal no Barcelona

Lamine disputa a Youth League (Champions League sub-19) pelo Barcelona, mas há alguns meses treina com o time principal. Ele foi barrado durante um tempo após ser punido por um ato de indisciplina, que não foi divulgado, na seleção espanhola sub-17.

— Eu disse a ele para tentar coisas e ele fez. Ele é um jogador especial, tem assistido. Ele tem autoconfiança Um jogador com algo especial que pode ser muito grande — disse o técnico do Barcelona, Xavi Hernández, sobre Lemine Yamal

Características

Lemine Yamal é canhoto, normalmente joga pelos lados, mas também pode atuar mais centralizado, e tem como principais características: velocidade, habilidade, força física e capacidade de marcar gols.

— Os jovens de hoje são tremendamente destemidos. É incrível. É isso que vejo nele. Ele esteve conosco e teve treinos marcantes esta semana, e decidimos chamá-lo. Isso ajudará a estender seu contrato? Estamos apenas focando no presente. Ele está treinando conosco esta semana e estou muito satisfeito com o que vi. É por isso que ele está incluído no plantel. As habilidades que ele tem podem ser muito úteis para a equipe — destacou o treinador do Barça.

Com o seu perfil técnico, Lemine Yamal já foi comparado até a Lionel Messi. Pensando mais baixo, ele recentemente foi destacado com qualidades parecidas com as de Ansu Fati, outra joia do clube catalão, e o ídolo Rivaldo.

Com a vitória sobre o Bétis, Barcelona se aproxima ainda mais do título espanhol, voltando a ficar 11 pontos à frente do segundo colocado, Real Madrid, faltando seis rodadas para o fim do campeonato. Apesar da taça estar tão próxima, o torcedor do Barça terá que segurar o grito por, pelo menos, cinco jogos. Caso o rival merengue tropece, a comemoração pode vir antes.

Barcelona fica perto do título espanhol
Barcelona cada vez mais perto do título espanhol (Foto: Twitter/Barcelona)
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.