Raphinha cada vez mais de lado, Cancelo impecável e Lewandowski artilheiro: a incrível virada do Barcelona sobre o Celta

6 minutos de leitura

O Barcelona voltou a campo neste sábado (23) depois da goleada por 5 a 0 diante do Royal Antwerp na Champions League. O time de Xavi Hernández enfrentou o Celta de Vigo, em casa, em partida válida pela 6ª rodada de LaLiga, e venceu mais uma vez, agora por 3 a 2.

Barcelona
23/09/23 - 13:30

Finalizado

3

-

2

Celta Vigo

Barcelona - Celta Vigo

Spain Primera Liga - Camp Nou

6° Turno

A equipe catalã teve amplo domínio do jogo desde o começo e terminou o primeiro tempo com 75% de posse de bola, por exemplo. No entanto, não conseguiu furar o bloqueio dos cinco defensores do Celta e acabou saindo atrás do mercador em uma brecha da defesa.

Larsen marcou em um efeito dominó de pequenos erros da defesa, começando pelo mau posicionamento de João Cancelo e o erro de bote de Koundé. O Barça ainda perderia por 2 a 0, mas conseguiu virar nos minutos finais com grande atuação de João Cancelo e Lewandowski.

De Jong joga machucado e Lewandowski “iluminado”

O holandês é um dos principais jogadores do time catalão e, apesar de ter começado o jogo, passou grande parte do primeiro tempo mancando. Ele foi bastante participativo: foram 40 passes tentados e todos certos, mas teve dificuldades de recompor e deixou o campo aos 35 minutos.

Lewandowski em ação pelo Barcelona - Icon Sport
Foto: Icon Sport

Lewandowski, principal artilheiro da equipe e o goleador do campeonato espanhol na temporada passada, esteve apagado por grande parte do jogo. Ele teve dificuldades para se desvencilhar dos três zagueiros do Celta e saiu bastante de posição, mas o meio não conseguiu acioná-lo.

Em apenas dois momentos o camisa 9 conseguiu chegar perto de uma finalização. A primeira, quando João Félix deu bela assistência para o único chute que Lewandowski teve na área, e depois em um cruzamento de João Cancelo, que geraram os dois gols dos mandantes no jogo.

Yamal preterido a Raphinha

O atacante brasileiro foi um dos destaques da Seleção na parada da Data Fifa, mas não começou jogando mais uma vez. Esse foi o terceiro jogo seguido que Raphinha começa no banco pelo Barcelona.

Apesar das mudanças táticas de Xavi terem transformado o time em um 3-4-3 que exigia um ponta canhoto pela direita, o jovem Lamine Yamal foi o escolhido para entrar depois do intervalo e o camisa 11 seguiu no banco, entrando apenas aos 72 minutos.

Destaques de Barcelona x Celta de Vigo

João Cancelo – 8,5

joão cancelo barcelona
Foto: Icon Sport

O português se tornou um meio-campista de fato no segundo tempo e foi o jogador mais ativo na construção da equipe. Teve 136 toques na bola, 81 passes certos e 8 recuperações de bola. Apesar de ter sido seu posicionamento ruim o que originou o efeito dominó para o gol do Celta, ele contribuiu com um gol e uma assistência para ajudar na virada.

Lewandowski – 8

O polonês desabrochou nos 15 minutos finais do jogo. Ele havia dado apenas uma finalização, de longe e mascada, até receber grandes passes de Félix e Cancelo para marcar mais próximo à área os dois primeiros gols do time. Suas finalizações somaram apenas 0,76 de gols esperados (xG), o que ilustra como teve poucas oportunidades claras.

Bamba – 7,5

O marfinense foi a principal arma ofensiva dos visitantes com dribles e velocidade em contra-ataques. Era opção sem bola para os companheiros e ajudava a criar oportunidades quando enfrentava a defesa. Acertou três dos quatro dribles que tentou ao longo do jogo e seus dois chutes levaram perigo ao gol de ter Stegen.

Larsen – 7

O norueguês manteve o bom momento da Data Fifa para o campeonato espanhol. Ele marcou o gol do Celta na partida e ainda foi perigoso em puxadas de contra-ataque. Foram apenas duas finalizações, mas nove disputas de bola ao longo dos seus 66 minutos.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]