Cancelo e João Félix: LaLiga dá aval, e Barcelona fecha com a dupla e corre para registrá-los

5 minutos de leitura

O Barcelona vive momentos trabalhosos nas últimas horas do mercado da bola. Depois de confirmar as saídas de Ansu Fati e Lenglet para a Premier League, o clube catalão dá como certas as contratações de João Cancelo e João Félix.

Segundo o jornal catalão “Mundo Deportivo”, o clube culé está convencido de que poderá incorporar a dupla de portugueses por empréstimo durante o último dia de mercado, que se encerra nesta sexta-feira (1º). Isso porque tem uma estratégia para garantir à LaLiga que estará dentro do fair play financeiro.

Garantia que o Barcelona ‘está na legalidade’

Segundo informações do periódico, “confirmadas por fontes do clube dignas de máximo crédito”, o presidente do clube, Joan Laporta, e a diretoria apresentarão hoje uma garantia à LaLiga para poder efetuar todas as inscrições pendentes e as possíveis novas contratações.

João Cancelo no Manchester City - Icon Sport
Icon Sport

O fundo alemão Libero, que adquiriu 29,5% do Barça Studios, deveria pagar 40 milhões de euros antes do final desta janela de transferências, mas não conseguiu fazê-lo. Nesse contexto, pediu ao clube mais dias para efetuar o pagamento acordado. O diálogo entre o clube e o fundo é contínuo e a relação não foi rompida.

No entanto, diante dessa situação, a diretoria ativará uma “fórmula mista” que está de acordo com as normas da LaLiga, segundo o “Mundo Deportivo”. Essa estratégia envolve o pagamento de uma garantia inferior a 20 milhões de euros e promissórias, tudo assumido por diretoria e presidente.

O clube insiste que a liga presidida por Javier Tebas permite que uma parte seja na forma de garantia e outra na forma de promissórias. Os valores ainda não são conhecidos porque dependem das saídas que ocorrerem e do que for liberado no fair play.

A informação mais recente do veículo espanhol é de que a LaLiga aprovou as condições da fórmula do Barça para registrá-los e estão liberados para vestirem a camisa do clube catalão.

As negociações por Cancelo e Félix

Para liberar espaço tanto na folha salarial, quando as minúcias do fair play financeiro, o Barcelona precisa negociar jogadores. Lenglet já foi emprestado oficialmente ao Aston Villa e cessão de Ansu Fati ao Brighton também está oficializada.

Eric Garcia e Abde também estão lutando para sair para Girona e Betis, respectivamente. Alguns jogadores demoraram para ser inscritos por conta desse imbróglio, como o goleiro reserva Iñaki Pena, que só foi inscrito nesta sexta.

João Félix ficou apenas cinco meses no Chelsea e não deixou saudade
Foto: Icon Sport

Cancelo chegou em Barcelona na tarde desta sexta, com autorização do Manchester City, para oficializar um empréstimo. O lateral chegou a ser alvo do Bayern de Munique, onde jogou emprestado na segunda metade da temporada passada, mas a imprensa espanhola assegura que ele já está fechado com o Barça. O “Mundo Deportivo” informa que o português jogará na Catalunha por empréstimo, sem opção de compra.

Quanto a Joao Félix, Barcelona e Atlético também fecharam negócio. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, um acordo verbal de empréstimo entre os clubes foi realizado na tarde desta sexta. Assim como no caso de Cancelo, nenhuma cláusula de opção de compra será incluída e o Barcelona aguarda apenas para assinar os documentos.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]