‘Obra de arte’: jornal compara lance de João Félix e Lewandovski a ‘mítico’ gol de Romário pelo Barcelona

4 minutos de leitura

O Barcelona fez um jogo emocionante com o Celta de Vigo na tarde deste sábado (23), pela sexta rodada do Campeonato Espanhol 2023/24. Os catalães venceram por 3 a 2, de virada, no Estádio Olímpico Lluís Companys, com os três gols saindo nos dez minutos finais do tempo regulamentar da partida.

Além de a vitória manter o clube vivo na luta pelo primeiro lugar da tabela, o resultado foi ainda mais especial por ter repetido um feito histórico, que completará 30 anos daqui dois dias, e envolve um dos grandes brasileiros da história do Barcelona.

O primeiro gol, que abriu a reação do Barcelona nos minutos finais, foi marcado por Robert Lewandovski, com assistência de João Félix. O português deu um belo passe pro polonês marcar de cobertura, aos 35 minutos do segundo tempo.

O camisa 10 do Barcelona ainda deixou mais um gol, dessa vez recebendo a bola de João Cancelo. E aos 44 minutos, o português emprestado do Manchester City fez o dele para consagrar a virada do time culé.

João Félix e Lewa repetem Romário e Laudrup pelo Barcelona

Após a partida, o jornal espanhol “Sport” publicou uma matéria, mostrando que o lance do primeiro gol de Lewa é muito parecido com um gol feito pelo brasileiro Romário em 1993, com assistência de Michael Laudrup, no lendário Dream Team de Johan Cruyff.

A partida aconteceu em 3 de outubro de 1993, contra o Osasuna, no antigo El Sadar.  A equipe lutava pelo quarto título sob o treinador holandês, que foi conquistado com apenas um ponto de diferença sobre o rival Real Madrid. O gol marcado pelo baixinho foi o segundo daquela partida.

Eram 39 minutos quando o dinamarquês controlou a bola no centro do campo, deixou um rival sentado com a elegância de sempre e levantou a bola com uma colher para desmarcar Romário que, no rebote, levantou a bola por cima de Jesús UnanuaFoi o 0-2 momentâneo. O Barça acabaria vencendo por 2-3 — relatou o “Sport”.

O jornal diz que João Félix e Lewandovski repetiram a memorável imagem “como uma homenagem antecipada, para iniciar o caminho da recuperação”.

Um gol que levou de imediato os torcedores culés mais veteranos àquela obra de arte. E como naquele dia, o Barça acabou vencendo por 3 a 2 — finalizou o “Sport”.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.