La Liga: Clube que pertence ao Grupo City conquista acesso

La Liga: Clube que pertence ao Grupo City conquista acesso
Foto: Divulgação / Girona FC

Neste domingo (19), enfim a La Liga 2 teve um fim. A saber, o 3º e último clube a subir para a 1ª Divisão enfim foi definido. Em suma, o Girona, time que pertence ao City Football Group, conquistou o acesso. Em resumo, a equipe chegou à vaga após vencer o Tenerife fora de casa por 3 x 1 pela final dos playoffs. Como havia empatado na ida por 0 x 0, eles voltaram à “Primera”.

Girona está de volta à La Liga

Clube quase centenário, o Girona é mais um time da Catalunha que vai jogar a La Liga na temporada 2022/23. A saber, o clube conquistou seu acesso ao vencer o Tenerife na final dos playoffs por 3 x 1. Bem como havia empatado em 0 x 0 no jogo de ida. Esse é mais um time que pertence ao City Football Group, grupo empresarial que é dono do Manchester City e outros clubes ao redor do mundo.

A última vez que o Girona jogou a La Liga foi na temporada 2018/19, rebaixado em 18º lugar. Assim, ficou três temporadas disputado a 2ª Divisão Espanhola. Mas sempre brigando pelo acesso.

Na temporada 2021/22, o Girona enfim conseguiu o acesso para voltar à La Liga. Em resumo, a equipe catalã ficou em 6º lugar na La Liga 2, empatada com o 7º colocado Real Oviedo com 68 pontos.

Assim, a classificação para os playoffs (de 3º a 6º lugar) veio de forma heróica, mesmo vacilando na última rodada. A saber, o Girona ficou no 0 x 0 com o Burgos em casa, e viu o Oviedo vencer o Ibiza por 3 x 2. Mas os critérios de desempate favoreceram os catalães, que ficaram com a vaga.

Nos playoffs, o Girona encarou o Eibar na semifinal, e passou de fase vencendo os dois jogos. Em seguida, na final, superou o Tenerife, que havia eliminado o Las Palmas. Portanto, o clube conquista seu acesso depois de três longas temporadas na La Liga 2.

Acesso e rebaixamento na Espanha

Subiram:
  • Almería (campeão da 2ª Divisão)
  • Real Valladolid
  • Girona
Desceram:
  • Granada
  • Levante
  • Deportivo Alavés