La Liga: Almería e Valladolid retornam à elite do futebol espanhol

La Liga: Almería e Valladolid retornam à elite do futebol espanhol
Foto Destaque: Divulgação/Premier League Brasil

Neste domingo (29), aconteceu a última rodada da La Liga Smartbank, isto é, a segunda divisão do Campeonato Espanhol. Por certo, depois de 42 rodadas o torneio chegou ao fim e dois times garantiram o passe direto para La Liga: Almería e Valladolid.

Em contrapartida, Eibar, Las Palmas, Tenerife e Girona jogam os play-offs, que decide qual será o terceiro e último time que volta para elite do futebol espanhol. A final dessa repescagem do torneio acontece no dia 11 de junho.

Almería garante o troféu da La Liga Smartbank graças ao saldo de gols

Inegavelmente, a campanha de Almería foi espetacular e o retorno do time andaluz à La Liga é mais do que merecido. Afinal, foram sete anos fora da elite do futebol espanhol. No entanto, sua campanha na tabela da La Liga Smartbank foi parecida, para não dizer idêntica, com a do Valladolid. O que garantiu a primeira colocação do time, foi a diferença no saldo de gols.

Ao longo da temporada, os Indálicos venceram 24 das 42 partidas, tendo apenas nove empates e nove derrotas. Ademais, a Almería conseguiu garantir nove rodadas de invencibilidade no decorrer do campeonato. Em suma, seu maior placar foi de 4 x 0 contra a Alcorcón, no dia 17 de setembro de 2021.

Campanha fenomenal do Valladolid leva o time de volta à La Liga

Como dito anteriormente, o Valladolid, time cujo Ronaldo Fenômeno é dono proprietário, fez uma campanha muito parecida com a de Almería. Decerto, o Pucela só não garantiu o primeiro lugar por conta do saldo de gols. Enquanto o time de Castilla y León ficou com 28 de saldo de gols, os Indálicos ficaram com 33.

Por certo, o Pucela ficou apenas um ano distante da elite do futebol espanhol, visto que na temporada 2020/21, eles estavam presentes na La Liga. Contudo, a vontade do Valladolid de voltar para primeira divisão mostrou ser maior que tudo. Semelhante ao Almería, foram 24 vitórias, nove empates e nove derrotas.

Por fim, no decorrer da campanha albivioleta, o time garantiu quatro vitórias consecutivas. Além disso, o maior placar do Valladolid foi a vitória de 5 x 1 contra a SD Amorebieta, no dia 27 de fevereiro de 2022.

Play-offs com direito a Derbi Canario

Se três times da elite do futebol espanhol caem para segunda divisão, logo três times precisam subir. De fato, já sabemos que Almería e Valladolid garantiram passe direto para La Liga. Assim sendo, falta uma vaga, que será disputada nos play-offs.

De antemão, os play-offs são disputados com outros times que ficaram entre os seis primeiros colocados. Nesse ínterim, são quatro duelos até chegar na final, sendo dois entre os que ocuparam, respectivamente, a 3ª e 6ª posição e mais outros dois jogos, porém entre o 4º e o 5º colocado.

O primeiro duelo dos play-offs será, nada mais, nada menos, do que um clássico espanhol. Las Palmas, que terminou o campeonato em 4ª colocação, enfrentará o Tenerife, que terminou em 5ª. Ambos os times são das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol localizado no Oceano Atlântico.

O jogo de ida do Derbi Canario acontece nesta quarta-feira (1), às 16h (horário de Brasília) e Las Palmas é o time mandante. Alguns dias depois, no dia 4 de junho, acontece o jogo de volta, dessa vez com Tenerife recebendo o Pío-Pío.

Em contrapartida, o outro duelo será entre Eibar e Girona. O jogo de ida acontece nesta quinta-feira (2), às 14h (horário de Brasília) e os Blanquivermells, que terminaram o campeonato em 6º lugar, serão os mandantes. Posteriormente, o jogo de volta acontece no dia 5 de junho, onde os Los Armeros terão o mando de campo. Por fim, a final dos play-offs acontecerá dia 11 de junho.