Kurt Happy Zouma, ou apenas Kurt Zouma, é um jogador de futebol profissional francês. A saber, nasceu no dia 27 de outubro de 1994, em Lyon, na França, e atualmente o zagueiro veste a camisa do West Ham.
Kurt Zouma – Início de carreira
Zouma iniciou sua trajetória nos gramados franceses ainda aos nove anos de idade, no Vaulx, clube pouco conhecido, mas que lá o jogador atuou por sete anos. Assim, ainda na França, em 2009, o jogador confirmou rumores de que chamou a atenção do tradicional Saint-Étienne e integrou sua divisão de base. Pouco tempo depois, assinou o seu primeiro contrato profissional, em 2011, pelo período de três anos no mercado da bola.
Trajetória, conquistas e highlights de Kurt Zouma
Então, em agosto de 2011, o zagueiro fez sua estreia pelo Saint-Étienne contra o Bordeaux, em jogo válido pela Copa da Liga Francesa, vencendo por 3 x 1. Assim, no período em que atuou pelos Les Verts, acumulou 74 jogos, marcou quatro gols e conquistou a Taça da Liga Francesa em 2012/13, sendo vendido no mercado de transferências seguinte ao Chelsea.
Sua chegada no blues foi muito bem vista, de modo que o The Guardian o considerou um dos 10 jovens mais promissores da Europa. Desse modo, não demorou a conquistar títulos pela sua nova equipe, sendo campeão duas vezes da Premier League e uma Taça da Liga Inglesa. Todavia, Zouma foi submetido a alguns empréstimos durante essa sua primeira passagem no Chelsea para que pudesse recuperar o bom futebol após uma grave lesão no joelho.
Ainda na Inglaterra, o defensor teve passagem pelo Stoke City em 2017/18, realizando 37 jogos e marcando um gol. Além disso, no mercado de transferências seguinte foi emprestado novamente, mas dessa vez ao Everton, clube que atuou em 36 oportunidades e balançou as redes duas vezes.
Entretanto, Zouma retornou aos blues no ano de 2019 e assim permaneceu, vencendo dois anos depois a Champions League e a Supercopa da UEFA, que atuou como titular contra o Villareal. Ao todo, o zagueiro soma 151 jogos pelo Chelsea e marcou 10 gols.
Transferências e Mercado da Bola de Kurt Zouma
Ainda no Saint-Étienne, Zouma foi transferido no mercado da bola ao Chelsea na temporada 2013/14 pelo valor de € 14,60 milhões, tornando-se a terceira maior venda da história do clube francês. Entretanto, o jogador ainda permaneceu na França por empréstimo de uma época.
Então, faltam poucos dias para a janela de verão do mercado de transferências de 2021/22 se fechar. Com isso, os rumores acerca da saída de Zouma aumentam cada vez mais, visto que o jogador não faz parte dos planos do técnico Thomas Tuchel. Assim, o defensor interessa a equipe do West Ham, que se esbarra nos altos valores que giram em torno do atleta.
Continuando, o Chelsea pede € 25 milhões para liberar o zagueiro e o alto salário dificulta sua transferência no mercado da bola. Além disso, há o rumor que o Tottenham também estaria monitorando alguns zagueiros, e Kurt Zouma é um deles. Desse modo, os Spurs podem fazer uma investida pelo atleta.
No verão da temporada 2021/22, Kurt Zouma deixou o Chelsea e assinou com o West Ham por uma quantia de 35 milhões de euros. Assim, chegou para resolver problemas defensivos, e o fez. Ele já atuou em 40 jogos pelo clube na primeira temporada, sendo titular absoluto.
Seleção Francesa
Zouma fez sua estreia na seleção francesa no ano de 2015, em amistoso contra a Dinamarca. Entretanto, o zagueiro não teve muitas oportunidades como titular na seleção principal, mas acumulou passagens nas seleções de base. Aliás, em 2013, a equipe da França foi campeã da Copa do Mundo sub-20, sendo esse o único título do defensor representando o seu país.
Ademais, além da categoria sub-20, o atleta passou pelo sub-16, sub-17, sub-19 e sub-21. Por fim, o francês possui apenas oito jogos pela seleção comandada por Didier Deschamps, sendo cinco deles em partidas amistosas.
Polêmica com maltrato a animais
Em 2022, no fim da temporada 2021/22, Kurt Zouma se envolveu em uma polêmica que comoveu a Inglaterra. O zagueiro apareceu em vídeo chutando e dando tapas em um gato, e se divertindo com isso. Assim, ele foi julgado pela justiça e condendado a cumprir 140 horas de serviços comunitários. Após o episódio, o West Ham chegou a perder um patrocinador, a seguradora Vitality, após o treinador escalar o zagueiro de titular.