Kovacic é sincero sobre comparação com Gundogan no City: ‘Tem atributos que me faltam’

8 minutos de leitura

Mateo Kovacic chegou no Manchester City com o status de principal contratação do time para a temporada. O meia croata de 29 anos foi comprado junto ao Chelsea por 25 milhões de libras (R$ 153,368 milhões) para substituir Ilkay Gundogan, que deixou o clube rumo ao Barcelona. Mas o camisa 8 vê diferenças entre ele e o meio-campista alemão.

— Eu sou diferente de Ilkay. É uma pena que ele não esteja mais aqui. Eu poderia ter melhorado olhando para ele porque ele tem atributos que me faltam – chegar na área e marcar — disse Kovacic em entrevista ao “Daily Mail”.

Kovacic participou de todos os três amistosos de pré-temporada do Manchester City durante a turnê pelo Japão e Coreia do Sul, mas tem uma batalha para se tornar um dos pilares do time titular de Pep Guardiola.

Rodri, Kevin De Bruyne, Phil Foden e Bernardo Silva disputam posição com Kovacic, que está ciente do processo de transição que é necessário para que novos rostos apareçam no Etihad Stadium.

— Sou novo e o time está junto há alguns anos. Com certeza não será fácil, mas a vida é feita de desafios. Estou aqui para aprender os movimentos e estar pronto — declarou.

Treinos com Guardiola

Na entrevista, Kovacic também falou sobre as diferenças de ser treinado por Pep Guardiola. Ao mesmo tempo que o meia sente algumas dificuldades, ele enxerga o contexto como uma oportunidade. Ser treinado com um dos melhores treinadores da história, inclusive, foi uma das motivações que o fizeram deixar o Chelsea para ingressar ao Manchester City.

— Como meio-campista, todo mundo quer ser treinado por ele (Guardiola), aprender e melhorar e ver como é trabalhar com um técnico tão incrível. É uma grande parte do motivo pelo qual vim. Estou me sentindo um pouco como se estivesse em duas posições no momento, mas ele quer que eu fique mais à frente e mais envolvido nos ataques. Joguei um pouco mais atrás no Chelsea — afirmou.

Kovacic estava no Chelsea desde 2019. Por lá, marcou seis gols e deu 15 assistências em 221 jogos, além de ter conquistado quatro títulos:

  • Europa League: 2018–19
  • Champions League: 2020–21
  • Supercopa da Uefa: 2021
  • Mundial de Clubes da Fifa: 2021

Tempos no Chelsea

Porém, a última temporada de Kovacic no Chelsea foi longe do esperado. O meia marcou apenas dois gols, deu duas assistências e fez somente 37 jogos. O time de Stamford Bridge, em meio de várias mudanças no elenco e no comando técnico, terminou a Premier League na pior posição em sua história: 12º lugar, fora de qualquer disputa europeia.

— A última temporada não foi boa coletivamente ou para mim no Chelsea. O clube estava em transição, resolveram fazer coisas novas e seguir por outro caminho. Você tem que respeitar isso. Mas prefiro relembrar as ótimas lembranças que tenho com o Chelsea. Eu realmente gostei do meu tempo lá, mas é uma nova página para mim agora — disse Kovacic.

Dominação do Manchester City

O novo meio-campista do Manchester City, Kovacic, também disse que a conquista da primeira taça da Champions League pode significar um dominância dos Citizens na Europa nos próximos anos. O meia já possui quatro medalhas de Liga dos Campeões, conquistadas no seu tempo em Stamford Bridge e no Santiago Bernabéu. Inclusive, a última conquistada, conquistada em 2021, com os Blues, foi em cima justamente do time de Pep Guardiola.

— Acho que eles podem começar a dominar. Ao ganhar o troféu você ganha ainda mais confiança. Claro que para mim é só o começo, se fosse o fim por que eu teria vindo? O time é tão jovem, tão confiante e jogando um ótimo futebol, então por que seria o fim? Deve ser apenas o começo para o City. Eles dominaram o futebol inglês. Na Europa também sem ter sorte — concluiu.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.