Kompany troca Burnley pelo Bayern e recebe aprovação de Guardiola

5 minutos de leitura

O Bayern de Munique finalmente tem novo técnico. Direto da Premier League, Vicent Kompany chegou a acordo e trocará o Burnley pelo gigante alemão. A contratação enche os olhos de Pep Guardiola, seu ex-comandante.

De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, todos os termos do contrato de longo prazo foram selados nas últimas horas. Para ter Kompany, o Bayern precisará desembolsar uma alta quantia financeira.

Bayern acerta contratação de Kompany

Kompany foi o último de muitos técnicos buscados pelo Bayern. Desde que recebeu negativa de Xabi Alonso, o clube bávaro se mostrou perdido no mercado e acumulou “foras”. Julian Nagelsmann, Ralf Ragnick, Hansi-Dieter Flick e o próprio Thomas Tuchel foram alguns dos nomes que rejeitaram o time.

As tratativas por Kompany começaram na última semana e avançaram sem maiores dificuldades. O ex-zagueiro do Manchester City assinará por três anos e custará cerca de 12 milhões de euros (R$ 66 milhões) ao Bayern, valor que será recebido pelo Burnley pela multa rescisória.

Mesmo rebaixado na Premier League, o técnico belga foi muito bem visto no mercado. Ele tem um estilo de jogo ofensivo e possui uma filosofia de trabalho atrativa. É considerado um dos treinadores mais promissores do mundo.

Não à toa, recebeu elogios de Pep Guardiola. Em entrevista antes da final da FA Cup, o espanhol rasgou elogios a Kompany e ponderou que está satisfeito com seu acordo para treinar o Bayern.

–Estou feliz com a ligação entre Bayern e Kompany. Tenho uma boa opinião sobre ele. Não importa se foi rebaixado com Burnley. Tenho a mais alta opinião sobre seu trabalho, sua personalidade , conhecimento do jogo, a forma como ele lida com a mídia. Eu adoraria que o Bayern tomasse a melhor decisão, eles merecem. Eu amo esse clube, sou apaixonado pelo Bayern de Munique por muitas, muitas razões – especialmente pelas pessoas de lá.

Kompany e Guardiola no Manchester City (Foto: Icon Sport)

O Burnley terminou a Premier League na 19ª posição, com 24 pontos. O time enfrentou uma temporada difícil e ficou na parte de baixo da tabela por quase todo o tempo.

A trajetória de Kompany como treinador

O ex-jogador de 38 anos tem uma carreira meteórica. Kompany começou sua trajetória de prancheta na mão antes mesmo de parar de jogar. A transição de atleta para técnico foi instantânea e ele assumiu o Anderlecht em 2020. Durou apenas dois anos no gigante local e retornou à Inglaterra, agora para treinar o Burnley.

Lá, viveu temporadas extremas. Foi do brilhante título da Championship ao decepcionante rebaixamento na Premier League. Ainda assim, conseguiu se destacar e chamar a atenção do Bayern de Munique.

Kompany pelo Burnley

  • 96 jogos
  • 41 vitórias
  • 24 empates
  • 34 derrotas
  • 1 título
Kmpany Burnley
Kompany comemorando a Championship (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.