O Liverpool saiu derrotado da última partida, contra o Tottenham, por 2 a 1. No entanto, foi um erro crucial da arbitragem após a interferência do VAR que virou notícia: um gol incorretamente anulado de Luis Díaz.
Tamanha indignação, o corpo de árbitros oficial da Premier League, o Professional Game Match Officials (PGMOL), divulgou o áudio completo da cabine do VAR na terça-feira (3). Agora, nesta quarta (4), foi a vez de Jürgen Klopp falar sobre a situação.
Em entrevista coletiva antes do jogo contra o Union Saint-Gilloise, pela Europa League, o treinador dos Reds disse que o justo neste caso seria que a Premier League autorizasse que a partida fosse jogada novamente, do zero.
Klopp quer replay contra o Tottenham
Para o técnico alemão, a partida deveria ser disputada novamente e, segundo ele, essa opinião não tem nenhuma parcela de “clubismo”:
— Digo isso não como técnico do Liverpool, mas como uma pessoa do futebol – acho que a única solução deveria ser um replay. Provavelmente não vai acontecer. Acho que é algo sem precedentes – afirmou.
Revisitando sua memória, Klopp ainda diz que não lembra de ter visto algo assim na vida e, por isso, um replay deveria ser realizado. No entanto, entende que isso é algo muito difícil de acontecer.
Neste momento, o Liverpool ainda não fez um pedido formal à Premier League para refazer a partida. Anteriormente, o clube havia expressado sua intenção de “explorar as opções disponíveis” após os incidentes em Londres, no último sábado.
O erro contra o Liverpool
Diaz teve um gol erroneamente anulado por impedimento, com Darren England e Dan Cook, o VAR e o assistente do VAR, não conseguindo reverter a decisão em campo, em um erro humano significativo, conforme mais tarde afirmaria a PGMOL.
— O PGMOL realizou uma revisão das circunstâncias que levaram a esse resultado incorreto e as lições aprendidas subsequentes serão implementadas para mitigar o risco de erros no futuro – diz o comunicado.
England informou o árbitro Simon Hooper de que a verificação estava completa, com a impressão de que estava confirmando uma decisão de gol válido, não um impedimento. Isso resultou na anulação do gol de Diaz.
A PGMOL, responsável pelos árbitros no futebol inglês, divulgou o áudio da tomada de decisão na terça-feira. O Liverpool já havia recebido essa informação antes de estar acessível ao público.
Consequências para os árbitros
Klopp entende que houve um erro grosseiro, mas não quer “ir atrás” dos árbitros. O treinador ainda mostrou compaixão com os profissionais:
— Não estou zangado com nenhum deles, de jeito nenhum. Não devemos ir atrás deles. Eles cometeram um erro e tenho certeza de que se sentiram terríveis naquela noite. Eles não fizeram isso de propósito e não devemos esquecer disso.
England e Cook, por outro lado, não estarão entre os árbitros nomeados para a oitava rodada da Premier League, marcada para o próximo sábado e domingo. Adrian Holmes, o assistente que levantou a bandeira de impedimento durante o incidente do gol de Diaz, foi designado para a Championship nos jogos deste fim de semana.
Além disso, England foi afastado de atuar nos jogos do meio de semana da English Football League. Originalmente, ele seria o árbitro da partida entre Leicester City e Preston North End nesta noite, mas Tom Bramall agora ocupará o seu lugar.