Klopp indica ‘única solução’ sobre erro do VAR contra o Liverpool: ‘Replay’

5 minutos de leitura

O Liverpool saiu derrotado da última partida, contra o Tottenham, por 2 a 1. No entanto, foi um erro crucial da arbitragem após a interferência do VAR que virou notícia: um gol incorretamente anulado de Luis Díaz.

Tamanha indignação, o corpo de árbitros oficial da Premier League, o Professional Game Match Officials (PGMOL), divulgou o áudio completo da cabine do VAR na terça-feira (3). Agora, nesta quarta (4), foi a vez de Jürgen Klopp falar sobre a situação.

Em entrevista coletiva antes do jogo contra o Union Saint-Gilloise, pela Europa League, o treinador dos Reds disse que o justo neste caso seria que a Premier League autorizasse que a partida fosse jogada novamente, do zero.

Klopp quer replay contra o Tottenham

Para o técnico alemão, a partida deveria ser disputada novamente e, segundo ele, essa opinião não tem nenhuma parcela de “clubismo”:

— Digo isso não como técnico do Liverpool, mas como uma pessoa do futebol – acho que a única solução deveria ser um replay. Provavelmente não vai acontecer. Acho que é algo sem precedentes – afirmou.

Liverpool
Foto: Icon Sport

Revisitando sua memória, Klopp ainda diz que não lembra de ter visto algo assim na vida e, por isso, um replay deveria ser realizado. No entanto, entende que isso é algo muito difícil de acontecer.

Neste momento, o Liverpool ainda não fez um pedido formal à Premier League para refazer a partida. Anteriormente, o clube havia expressado sua intenção de “explorar as opções disponíveis” após os incidentes em Londres, no último sábado.

O erro contra o Liverpool

Diaz teve um gol erroneamente anulado por impedimento, com Darren England e Dan Cook, o VAR e o assistente do VAR, não conseguindo reverter a decisão em campo, em um erro humano significativo, conforme mais tarde afirmaria a PGMOL.

— O PGMOL realizou uma revisão das circunstâncias que levaram a esse resultado incorreto e as lições aprendidas subsequentes serão implementadas para mitigar o risco de erros no futuro – diz o comunicado.

Liverpool VAR
A imagem que mostra Luis Díaz em posição legal (Reprodução: Premier League)

England informou o árbitro Simon Hooper de que a verificação estava completa, com a impressão de que estava confirmando uma decisão de gol válido, não um impedimento. Isso resultou na anulação do gol de Diaz.

A PGMOL, responsável pelos árbitros no futebol inglês, divulgou o áudio da tomada de decisão na terça-feira. O Liverpool já havia recebido essa informação antes de estar acessível ao público.

Consequências para os árbitros

Klopp entende que houve um erro grosseiro, mas não quer “ir atrás” dos árbitros. O treinador ainda mostrou compaixão com os profissionais:

— Não estou zangado com nenhum deles, de jeito nenhum. Não devemos ir atrás deles. Eles cometeram um erro e tenho certeza de que se sentiram terríveis naquela noite. Eles não fizeram isso de propósito e não devemos esquecer disso.

England e Cook, por outro lado, não estarão entre os árbitros nomeados para a oitava rodada da Premier League, marcada para o próximo sábado e domingo. Adrian Holmes, o assistente que levantou a bandeira de impedimento durante o incidente do gol de Diaz, foi designado para a Championship nos jogos deste fim de semana.

Além disso, England foi afastado de atuar nos jogos do meio de semana da English Football League. Originalmente, ele seria o árbitro da partida entre Leicester City e Preston North End nesta noite, mas Tom Bramall agora ocupará o seu lugar.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]