O técnico Jürgen Klopp deixou o Liverpool ao final da última temporada com a promessa de tirar um período sabático. No entanto, seu nome tem sido ligado a diversos cargos ao longo dos últimos meses.
Segundo o jornal inglês “The Independent”, a Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF) está em contato com o alemão. A ideia é que ele assuma a seleção americana.
Klopp de volta ao trabalho?
A USSF está em busca de um novo treinador para sua seleção masculina após a demissão de Gregg Berhalter, e Jurgen Klopp surge como um dos principais candidatos ao cargo.
Fontes do jornal inglês indicam que a entidade já fez contato com os representantes do experiente técnico alemão para avaliar seu interesse na vaga. Ainda não houve uma proposta formal, apenas consultas e a oferta do cargo livre na seleção para saber o nível de interesse do treinador.
A decisão de demitir Berhalter foi tomada após a decepcionante campanha da seleção americana na última edição da Copa América, onde a equipe não conseguiu passar da fase de grupos jogando em casa.
A USSF busca um treinador vitorioso e capaz de dar continuidade ao trabalho iniciado por Berhalter, além de preparar a equipe para o grande desafio da Copa do Mundo de 2026, que será realizada em solo americano.
Klopp, que deixou o comando do Liverpool no início deste verão, se encaixa perfeitamente no perfil desejado pela USSF. O técnico alemão é conhecido por sua filosofia de jogo ofensiva e por sua capacidade de motivar e tirar o máximo de seus jogadores.
Apesar de ter declarado que tiraria um ano sabático após sua saída dos Reds, a oportunidade de comandar a seleção americana em uma Copa do Mundo em casa pode ser tentadora demais para o alemão recusar.
A relação com os Estados Unidos
O presidente da USSF, Matt Crcoker, não escondeu seu desejo de contratar um nome de peso antes da Copa do Mundo daqui a dois anos. Em um comunicado confirmando a saída de Berhalter, ele confirmou:
— Estamos procurando um treinador vencedor em série e que também possa dar continuidade ao trabalho que já foi feito. Claramente, ainda há muito potencial no grupo e temos que mostrar desempenho e resultados, então é isso que vou procurar e será minha prioridade absoluta.
Segundo o presidente, todas as energias e esforços da Federação serão direcionados para essa contratação imediatamente. Até mesmo o ídolo Tim Howard esteve envolvido.
O ex-goleiro do Everton, em coluna no jornal inglês “Daily Mail” no início do mês, afirmou que faria o que fosse preciso para convencer o alemão a assumir a seleção americana. Inclusive viajar para encontrá-lo pessoalmente.