O treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, soltou o verbo na entrevista coletiva após a derrota diante do Tottenham, neste sábado (30), pela Premier League. Os Spurs venceram por 2 a 1 com um gol contra de Joel Matip no último lance — antes, Son e Gakpo haviam marcado para as equipes.
O jogo, no entanto, ficou marcado pelo protagonismo do VAR e da arbitragem de Simon Hooper. Eles foram os responsáveis por anular um gol legal de Luis Diaz e expulsar dois jogadores do Liverpool, o que revoltou Klopp.
— Eu nunca vi um jogo com essa quantidade de decisões injustas (da arbitragem). Isso me deixa orgulhoso do meu time — garantiu Klopp.
A principal reclamação diz respeito ao gol de Diaz. O colombiano foi lançado por Salah nas costas da defesa e bateu cruzado para abrir o placar. No entanto, o gol foi anulado pelo auxiliar em campo e a decisão foi chancelada pelo VAR, em poucos segundos, embora as câmeras do replay mostrassem um lance inconclusivo. Pela câmera da TV, o colombiano parecia mais longe da linha de fundo que o zagueiro Van de Ven, o último homem do Tottenham.
A anulação gerou uma forte reação nas redes sociais, principalmente dos torcedores do Liverpool. Afinal, a entidade não forneceu uma imagem que comprovasse o impedimento de Diaz, com as chamadas linhas do VAR. As emissoras que transmitem oficialmente a liga, tanto no Brasil quanto na Inglaterra, informaram que não tiveram acesso ao ângulo usado pela arbitragem para decretar o impedimento.
— A imagem confirma que não estava impedido. Um auxiliar já havia me mostrado logo no intervalo. E, no jogo, também deu para ver claramente que não estava impedido. Para vocês é engraçado, mas para mim é apenas caro — desabafou o treinador alemão.
O jogo ainda se desenrolou com mais reclamações dos Reds, que terminaram o jogo com outros cinco cartões amarelos. Dois deles, aplicados num espaço de dois minutos, culminaram na expulsão de Diogo Jota. A primeira punição do português também teve mais reclamações, já que o lance pareceu mais um tropeço de Udogie nas próprias pernas do que uma falta grave de Jota.
Comunicado da PGMOL admitindo erro humano no lance mal anulado do gol do Diaz pic.twitter.com/RpQlnOfED7
— oRED 🔴 (@oREDbra) September 30, 2023
Segundo a imprensa inglesa, o oficial do VAR, Darren England, erroneamente pensou que o gol de Díaz havia sido validado e disse ao árbitro para manter a decisão de campo.
Klopp não entra em teorias e elogia atuação do Liverpool
Klopp não quis fomentar uma teoria da conspiração ou reclamar de um prejuízo sistemático causado pela arbitragem. Mesmo assim, deixou claro o quanto se sentiu prejudicado pelas decisões equivocadas de Hooper e sua equipe durante a partida.
— Precisamos obviamente confiar nos processos. Não temos que tornar maior do que é. Claro que é um erro, mas eles devem ter uma explicação. Não posso culpar o árbitro pelo impedimento, embora muitas coisas aconteceram no jogo que deixaram nossa vida muito difícil — afirmou ele.
Comissão de arbitragem admite ‘erro humano óbvio e claro' no VAR
Cerca de uma hora após o fim da partida, a Professional Game Match Officials Board (PGMOL), comissão responsável pela arbitragem da Premier League, soltou um comunicado onde confessa o erro na anulação do gol de Diaz.
— PGMOL reconhece um erro humano significativo durante o primeiro tempo de Tottenham x Liverpool. O gol de Luis Diaz foi anulado por impedimento pelo auxiliar em campo. Isso foi um erro claro e óbvio e deveria ter resultado na validação do gol via intervenção do VAR, mas o VAR falhou em intervir. PGMOL irá conduzir uma investigação nas circunstâncias para entender o que levou ao erro — diz a nota.
Jürgen Klopp ainda teve tempo de reagir imediatamente após o comunicado da PGMOL.
— Nós não vamos ganhar pontos por isso, então não ajuda. Ninguém espera 100% de acerto nas decisões mas nós pensávamos que, com o VAR, as coisas seriam mais fáceis. A decisão mudou o jogo — declarou o treinador.