Jürgen Klopp, ex-técnico do Liverpool, disse que ficaria longe do futebol por algum tempo depois de deixar o clube inglês. Esse distanciamento deve durar apenas seis meses.
Isso porque o alemão anunciou que terá um novo emprego: ele será o Diretor Global de Futebol da Red Bull. E seu novo contrato tem uma cláusula curiosa envolvendo uma possível saída para comandar a seleção da Alemanha.
O novo emprego de Klopp pós-Liverpool
O alemão começará seu novo emprego em janeiro, seis meses depois de ter dado adeus aos torcedores do Liverpool no fim da temporada 2023/24. Suas funções serão de gestão geral do grupo.
Klopp deve atuar aconselhando as equipes da Red Bull em diferentes frentes, mas principalmente em termos de filosofia de trabalho e metodologia de transferências.
Clubes geridos pela Red Bull:
- Leeds United (Inglaterra)
- RB Leipzig (Alemanha)
- RB Salszburg (Áustria)
- Liefering (Áustria)
- Red Bull Bragantino (Brasil)
- New York Red Bulls (EUA)
— Depois de quase 25 anos à beira do campo, não poderia estar mais animado em me envolver em um projeto como este — afirmou o ex-treinador em seu anúncio.
Segundo ele, seu papel pode ter mudado, mas a paixão pelo futebol e pelas pessoas que tornam o jogo o que ele é não mudou. E ele falou sobre suas responsabilidades:
— Vejo meu papel principalmente como mentor dos treinadores e da gestão dos clubes da Red Bull, mas, em última análise, sou parte de uma organização única, inovadora e visionária. Como eu disse, isso não poderia me entusiasmar mais.
Cláusula para sair da Red Bull?
Segundo o jornal inglês “Standard”, Klopp também incluiu uma cláusula de rescisão em seu novo contrato para permitir que ele assuma o comando da seleção alemã no futuro.
Julian Nagelsmann renovou com a Federação de Futebol da Alemanha para ser o técnico da seleção até depois da Copa do Mundo de 2026. Ainda assim, o ex-comandante dos Reds é visto como um possível sucessor.
Por outro lado, Oliver Mintzlaff, CEO de Projetos Corporativos e Investimentos da Red Bull, reforçou o compromisso das duas partes: é o principal contrato da empresa no setor.
— Estamos muito orgulhosos deste excelente e certamente o mais forte contrato na história do futebol da Red Bull — disse.
Segundo o executivo, Klopp é uma das maiores e mais influentes figuras do futebol mundial, com habilidades e carisma extraordinários. “Em seu papel de Diretor de Futebol, ele será um divisor de águas para nosso envolvimento no futebol internacional e seu desenvolvimento contínuo”.
Curiosamente, o alemão já estava ligado ao grupo Red Bull. No início da temporada, ele elogiou o RB Salzburg, comandado por seu ex-auxiliar, Pep Ljinders, bem como toda a filosofia do grupo:
— Os clubes da Red Bull representam uma maneira específica de jogar futebol, mas isso pode se perder ao longo dos anos. É completamente normal. Mas está lá. Eu amo essa mistura agradável de intensidade real e uma ideia clara na posse de bola e vi isso. Dá para ver que essa equipe tem um bom treinador.