O técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, conversou com alguns torcedores do e explicou as dificuldades da equipe em contratar um meio-campista defensivo. O treinador elogiou um reforço inesperado e alfinetou o Chelsea.
Os Reds viram a saída de volantes na última janela de transferências, como Henderson, Fabinho e Milner. A equipe demonstrou o interesse na contratação de Moises Caicedo e Romeo Lavia, mas ambos optaram pelos Blues.
Segundo Klopp, o Liverpool contava com as chegadas de Mac Allister e Szoboszlai, além da contratação de Gravenberch estar bem encaminhada durante a pré-temporada. A chegada dos três jogadores foi o fator crucial para que a equipe não conseguisse fechar o acordo com Caicedo e Lavia.
— Tive uma experiência extremamente boa sentindo que, antes de começarmos a pré-temporada, já tínhamos Macca ( Mac Allister) e Dom (Szoboszlai) já presentes e então sabíamos que havia uma chance para Ryan (Gravenberch). Então obviamente percebemos que outros meio-campistas defensivos não querem se juntar ao Liverpool.
No entanto, Klopp demonstrou não estar frustrado por ter ficado sem os dois alvos de mercado. Caicedo vem encontrando dificuldades para repetir o mesmo desempenho do Brighton, enquanto Lavia está em recuperação da lesão no tornozelo e sequer estreou pelo Chelsea. Além disso, os jogadores custaram ao todo 168 milhões de libras (mais de R$1 bilhão) aos cofres dos Blues.
— O verão que tivemos algumas coisas estranhas aconteceram no mercado de transferências, mas aqui, entre nós, posso dizer: ‘Meu Deus, tivemos sorte’. Não sabíamos disso naquele momento, para ser sincero, não percebíamos naquele momento. Mas estou muito feliz que tenha funcionado assim. Você nunca sabe se vai dar certo assim.
Por outro lado, o Liverpool contratou Wataru Endo por apenas 15 milhões de libras (R$93 milhões) e o jogador tem correspondido em campo. O meio-campista disputou 11 jogos na Premier League, mas o destaque vai para a Europa League, sendo titular nas cinco partidas da fase de grupos e considerado uma peça fundamental para Klopp.
Números de Endo pelo Liverpool
Endo vem sendo utilizado por Klopp como titular nas copas. O jogador conta com duas partidas na Copa da Liga Inglesa e cinco na Europa League, superando as expectativas em campo.
Segundo a plataforma de estatísticas Sofascore, Endo jogou em média 66 minutos na Liga Europa, sendo 1.6 intepretações por partida, 0,4 posses vencidas e 4,6 posses de bola recuperada, além de um gol marcado.