Bradley, Danns, McConnell, Clark… a princípio, ninguém associa esses nomes aleatórios a um clube do tamanho do Liverpool — que, nos últimos anos, se popularizou comandado por “figurões” do futebol mundial, como Mohamed Salah, Virgil van Dijk e Alisson.
Mas quem acompanhou as últimas semanas do time de Jürgen Klopp já começou a se familiarizar com as novidades. São todos garotos da base dos Reds, com 20 anos ou menos, que demonstraram personalidade ao entrar durante a final da Copa da Liga Inglesa, vencida contra o Chelsea, e comandar a classificação às quartas da FA Cup, diante do Southampton.
Os “Klopp kids”, como já estão sendo chamados na Inglaterra, assumem o protagonismo num momento que o Liverpool sofre com protagonistas lesionados e indicam um futuro brilhante em Anfield.
— Essa foi a semana da academia (como é chamada a base na Inglaterra), e eu fico muito feliz de poder dizer isso — como resumiu o próprio Klopp após eliminar o Southampton.
Mas, afinal, quem são os garotos de Liverpool? A PL Brasil te apresenta.
Conor Bradley – 20 anos
O mais “experiente” da turma é o lateral-direito Conor Bradley, que também capitaneia a geração de novos talentos. O camisa 84 subiu para os profissionais em 2021/22, quando fez cinco jogos, e passou um 2022/23 inteiro emprestado ao Bolton — foi titular na League One inteira, com cinco gols e quatro assistências em 43 jogos.
Voltou com status de reserva do Liverpool e soube aproveitar muito bem a lesão de Alexander-Arnold para se firmar como uma opção no time principal. O “novo Arnold”, que segue os passos do famoso titular, teve uma sequência incrível na Premier League (quatro assistências e um gol nos jogos seguidos contra Chelsea e Norwich) e foi titular na final da Copa da Liga, também diante dos Blues.
Jayden Danns – 18 anos
O atacante Jayden Danns é tão novo que, nesta mesma temporada, acumula minutos pelo time sub-18 do Liverpool. E foi um ano arrasador: 18 gols em 15 jogos. Tanto que foi promovido ao sub-21, onde fez 3 gols em 6 jogos.
Lançado aos profissionais por Klopp, a promessa manteve a consistência: 2 gols em 3 jogos. Os dois foram marcados nas oitavas da FA Cup, contra o Southampton. Antes, jogou um minuto contra o Luton Town na Premier League e a prorrogação inteira da final da Copa da Liga.
James McConnell – 19 anos
O meia James McConnell é um dos que mais soma minutos no time principal em 2023/24: são oito jogos entre Premier League, Europa League, FA Cup e Copa da Liga — incluindo, também, a final contra o Chelsea.
Os números no profissional ainda não são muito chamativos (só uma assistência), mas as características da promessa trazida do Sunderland em 2019 são do jeito que Klopp gosta: um meia intenso e versátil.
Bobby Clark – 19 anos
Um dos jovens mais promissores da academia do Liverpool desde que chegou do Newcastle, em 2019, Bobby Clark é um ponta veloz e habilidoso que figura no time profissional desde a temporada passada.
Foi Clark quem arrumou o escanteio que deu origem ao gol de Van Dijk, no fim do segundo tempo da prorrogação, na final diante do Chelsea. Já no confronto contra o Sunderland, ele começou como titular e deu a assistência — sua primeira como profissional — para Lewis Koumas abrir o placar.
Lewis Koumas – 18 anos
O lance da primeira assistência de Clark como profissional foi também o primeiro gol do atacante Lewis Koumas no time de cima. O atacante galês, que nunca havia tido minutos com Klopp, começou como titular diante do Southampton e marcou um belo gol.
Apesar de mais novo que os outros promovidos, Koumas soma ótimos números na base do Liverpool. São cinco gols em cinco jogos pelo sub-18 e, pelo time sub-21, marcou nove vezes em 14 partidas — tudo entre 2023 e 2024.
Kaide Gordon – 19 anos
Outro que é relativamente conhecido por quem acompanha a base dos Reds. O ponta Kaide Gordon estreou pelo time principal ainda na temporada 2021/22, quando se tornou o jogador mais novo da história do Liverpool a marcar um gol na Copa da Inglaterra.
Ele fez aos 17 anos, três meses e quatro dias, contra o Shrewsbury Town, em 9 de janeiro de 2022. Os dois seguintes são justamente Danns e Koumas, que marcaram contra o Southampton na atual temporada.
Gordon já foi colocado como o mais promissor dos atacantes — foi o único a somar minutos pelo time sub-23, formado pelos aspirantes, e começou como titular na Europa League –, mas viu a concorrência aumentar nas últimas semanas. Tanto que entrou apenas nos acréscimos contra Bournemouth (Premier League) e Saints (Copa da Inglaterra).
Trey Nyoni – 16 anos
Já o caçula da turma é o atacante Trey Nyoni, um meio-campista adolescente de 16 anos que, ao entrar no segundo tempo contra o Southampton, se tornou o mais jovem da história do Liverpool a jogar uma partida da Copa da Inglaterra. Ele também é o terceiro mais novo a entrar em campo em toda a história do clube.
Nyoni chegou no ano passado em Liverpool depois de brilhar no sub-21 do Leicester com apenas 15 anos — um sinal da precocidade do “camisa 8”. Ele motivou uma briga judicial entre os clubes. A princípio, chegou em Anfield de graça, mas os Foxes entraram na Justiça e obrigaram o Liverpool a pagar 800 mil libras (R$ 5 milhões) pelo filho de pais zimbabuenses.