Semanas já se passaram desde a decisão da Liga dos Campeões que ficou marcada pelas grandes falhas do goleiro alemão do Liverpool, Loris Karius, mas um assunto ainda vem à tona: a concussão sofrida pelo arqueiro.
Leia mais: Como Naby Keita eleva o meio-campo do Liverpool?
Não se sabe o momento exato, mas acredita-se que em um contato muito forte depois de uma disputa com o defensor espanhol Sérgio Ramos, do Real Madrid, o arqueiro dos Reds foi o mais prejudicado, tendo a lesão detectada nos dias posteriores.
A contusão caracterizada sempre por uma batida na cabeça não tem resultados similares em todos os casos. Com certo retardo, os efeitos podem ficar à mostra segundos, minutos ou horas depois.
Cinco dias após a final da Liga dos Campeões, o Hospital Geral de Massachusetts, que examinou o atleta, publicou esta nota:
“Depois de cuidadosamente rever a partida e integrando isso a um detalhado histórico médico – incluindo sua condição presente e os sintomas apresentados – e dados objetivos, concluímos que o sr. Karius sofreu uma concussão durante a partida de 26 de maio de 2018. No momento do exame, o principal sintoma residual do sr. Karius era disfunção espacial visual existente e que provavelmente ocorreu imediatamente após o evento. Sintomas adicionais e objetivas áreas de disfunção também persistiam”.
Até aqui, o treinador Jurgen Klopp ainda não havia se pronunciado sobre a atuação do goleiro e, principalmente, a lesão, que resultou na péssima apresentação individual de Karius.
Nesta sexta, o site oficial do Liverpool publicou, em inglês, uma entrevista com o treinador alemão. Com isso, decidimos traduzir algumas respostas importantes do comandante do time inglês. Veja!
Perguntado sobre como se sente quanto ao começo de pré-temporada, se há algum tratamento diferente com o goleiro, Klopp respondeu ao site oficial: “Tudo é normal aqui. Eu não sei exatamente o que as pessoas pensam ou fazem na situação. A única coisa que posso dizer é que ele teve uma concussão no jogo”.
“Quem teve uma concussão sabe que não há uma maneira como se sente, existem maneiras diferentes. Ele bateu a cabeça e sentiu, mas não sabia que tinha sido uma concussão. É assim que as concussões são. O cara que tem é o último a estar ciente disso provavelmente”.
“Com toda a intensidade do jogo, a adrenalina e a decepção após o jogo, ninguém pensou muito nisso. Eu precisava de alguns dias, para ser sincero, aceitar o fato e lidar com a situação [de perder a final]. Não foi assim tão fácil”.
Leia mais: Homofobia e libertação: conheça a história de Robbie Rogers, ex-Leeds
“Depois de quatro dias recebi um telefonema de Franz Beckenbauer, nosso Bobby Moore, nosso maior jogador de futebol, que é amigo meu. Ele me ligou e disse que veio de um médico. Franz me disse: ‘seu goleiro teve uma concussão’.
“Eu perguntei: ‘o que?’. Pois no jogo, da minha posição, que não era muito boa de ver o lance talvez houvesse contato ou não. Eu disse a ele imediatamente ‘OK, me dê alguns minutos, tenho que consertar algumas coisas’.
“Peguei todas as fotos de diferentes perspectivas, vi e pensei: ‘como todos nós podemos pensar que o garoto que não mostrou nenhuma fraqueza naquele jogo até então cometeu esses grandes erros em um jogo muito importante e ninguém pensa que o motivo foi a batida que ele recebeu? Eu pensei: ‘OK, vamos lá, precisamos checar isso’.
“Agora eu sei que uma concussão não está indo e vindo em um dia – se você tem um, você vê isso dias depois. Cinco dias após a final, Loris tinha 26 dos 30 marcadores para uma concussão ainda. Isso é claro“.
“Se você perguntar a Loris, ele diz que não pensou sobre isso e não usou por um segundo como desculpa. Nós não usamos isso como uma desculpa, nós usamos isso como uma explicação. Isso é sempre importante. É isso que a análise deve ser: você explica porque as coisas acontecem. Então, deste ponto de vista, do meu lado está tudo bem. Nós não pensamos mais sobre isso e começamos completamente tudo novamente.”
“Ele foi influenciado por essa batida. O que o resto do mundo está fazendo, eu não me importo. Não é importante o que as pessoas dizem. Nós não usamos isso como desculpa”.
Os torcedores do Liverpool esperam por mais uma boa temporada do time. Klopp e seus comandados terão alguns jogos-testes nesta pré-temporada sem algumas estrelas que participaram da Copa do Mundo.