Nem Klopp ou Ancelotti! Para Guardiola, ‘o técnico mais influente dos últimos 20 anos’ é…

5 minutos de leitura

O Manchester City conquistou mais um título de Premier League – o quinto nos sete anos da era Pep Guardiola – com a derrota do Arsenal. O título não deixa a temporada mais tranquila: ainda vai disputar a final da Chmpions League, contra a Inter de Milão, no dia 10 de junho. Até lá, o técnico do City tem distribuído elogios e foi enfático na entrevista coletiva desta terça-feira (23).

Guardiola, que é tido como um dos treinadores mais influentes da história do esporte, não escondeu sua admiração pelo seu próximo adversário: Roberto De Zerbi. Para o catalão, o treinador do Brighton é uma das figuras mais importantes para a tática do futebol nos últimos 20 anos.

O Brighton recebe o City nesta quarta (24), logo depois de garantir sua classificação para a Europa League – a primeira vez na história que o clube vai a uma competição europeia. A conquista rendeu diversos elogios do campeão da Premier League.

Guardiola exalta De Zerbi

Guardiola elogiou o trabalho feito no Brighton e deu os parabéns pela equipe do litoral ter conseguido chegar a uma competição europeia. Para ele, isso só foi possível porque Roberto De Zerbi é um dos grandes treinadores dos últimos tempos.

De Zerbi em partida do Brighton - Icon Sport

Guardiola
De Zerbi em partida do Brighton – Icon Sport

— Preste atenção no que vou dizer: estou convencido de que Roberto é um dos treinadores mais influentes dos últimos 20 anos. Não há nenhum time jogando como eles, é único – disse o técnico do City.

O catalão revelou que já tinha grande expectativa do impacto que De Zerbi teria na Premier League quando ele chegou, após a saída de Graham Potter, mas não esperava que pudesse fazer isso em um período tão curto. Guardiola exaltou a forma como o Brighton “monopoliza a bola é melhor, por muito, do que todos os seus oponentes”.

— É um dos times dos quais eu tento aprender muito. O Brighton merece todos os aplausos e o sucesso, estão jogando de um jeito único e especial – afirmou Guardiola.

Guardiola virou estudante?

Depois de revelar que tenta aprender com De Zerbi, o técnico do Manchester City explicou o que exatamente quer extrair do italiano. Para Guardiola, o comandante do Brighton domina detalhes minuciosos do Jogo de Posição, como ao acionar o homem livre durante as jogadas.

— Especialmente, o tempo em que as decisões são tomadas (são boas). O time do Brighton é um mestre em tocar a bola ao homem livre, mas também em quando tocar a bola a ele e como mover a bola até ele. E, nisso, é o melhor time do mundo.

Guardiola não deixou de elogiar o trabalho feito pelo antecessor do italiano – para ele, Graham Potter instaurou um futebol de grande intensidade e criou ramificações que existem no time até hoje. Ainda assim, se rendeu à paciência de De Zerbi: “o Brighton não toca a bola até que seu oponente reaja – quando ele se mexe, então eu posso tocar a bola”.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]