Klopp admite necessidade de reformulação no Liverpool e diz que sabia que temporada seria ‘complicada’

2 minutos de leitura

O treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, afirmou nesta sexta-feira (24) que esperava uma temporada “complicada” para o clube em 2022/23. O alemão também admitiu que prevê uma reformulação do elenco a partir da próxima janela de transferências, ainda que defenda um processo cauteloso e com “contratações certeiras”. As declarações foram dadas na entrevista coletiva que antecede o confronto contra o Crystal Palace, neste sábado (25), no Selhust Park, às 16h30 (horário de Brasília), pela 25ª rodada da Premier League.

Não somos tão burros a ponto de sermos influenciados apenas por coisas que aconteceram recentemente. Sempre foi claro. Eu sabia que seria complicado, essa foi uma das principais razões pelas quais assinei um novo contrato. Então, além de tudo isso, as pessoas não teriam que discutir: “E ele (Klopp) sai no ano que vem”. Não porque eu seja tão bom assim. Imagine esta mesma situação com outro treinador. Todos teriam dito: “Traga Klopp de volta”. Ainda bem que não temos isso — declarou o treinador.

Klopp defendeu que o desempenho da última temporada, quando o Liverpool ganhou as duas copas domésticas, foi vice-campeão da Premier League e perdeu a final da Champions League, não justificava mudanças drásticas no elenco. Mas o cenário será diferente no próximo ano.

Da forma como este clube é conduzido, sem gastar muito dinheiro, nossas transferências sempre têm que ser acertadas. Não podemos fazer quatro contratações antes de sabermos quem vai deixar o clube. (…) Já está claro que temos que fazer algo no verão, mas por enquanto só temos que passar por isso e lutar. Mas agora estamos nesta atmosfera aquecida onde perdemos um jogo, “todos fora”, ganhamos um jogo, “dê a ele um novo contrato”. Estou muito velho para isso — continuou o alemão.

— Temos que fazer nossos próprios planos, mas com base na forma como este clube é liderado. Obviamente é diferente de outros clubes, mas até agora funcionou e temos que ver se ainda vai funcionar ou se temos que nos adaptar. Mas isso é algo para quando não estamos no campo de treinamento, e sim nas minhas conversas com os donos — seguiu ele.

Klopp voltou a falar da goleada sofrida para o Real Madrid na terça-feira, pela ida das oitavas da Champions League. Ele não garantiu as presenças de jogadores que estão voltando de lesão e atuaram na terça, como Firmino, Diogo Jota e Van Dijk, para o duelo com o Palace. E relembrou os primeiros 25 minutos do Liverpool contra os espanhóis como “coisas boas que eu não via há muito tempo”.

O Liverpool é o atual oitavo colocado, com 35 pontos, sete a menos que o Tottenham, que no momento ocupa a quarta e última posição de classificação para a Champions League. Os Reds buscam continuar a reação já que, na Premier League, a equipe vem de duas importantes vitórias seguidas, sobre Everton e Newcastle.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]