O treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, afirmou nesta sexta-feira (24) que esperava uma temporada “complicada” para o clube em 2022/23. O alemão também admitiu que prevê uma reformulação do elenco a partir da próxima janela de transferências, ainda que defenda um processo cauteloso e com “contratações certeiras”. As declarações foram dadas na entrevista coletiva que antecede o confronto contra o Crystal Palace, neste sábado (25), no Selhust Park, às 16h30 (horário de Brasília), pela 25ª rodada da Premier League.
Klopp defendeu que o desempenho da última temporada, quando o Liverpool ganhou as duas copas domésticas, foi vice-campeão da Premier League e perdeu a final da Champions League, não justificava mudanças drásticas no elenco. Mas o cenário será diferente no próximo ano.
Da forma como este clube é conduzido, sem gastar muito dinheiro, nossas transferências sempre têm que ser acertadas. Não podemos fazer quatro contratações antes de sabermos quem vai deixar o clube. (…) Já está claro que temos que fazer algo no verão, mas por enquanto só temos que passar por isso e lutar. Mas agora estamos nesta atmosfera aquecida onde perdemos um jogo, “todos fora”, ganhamos um jogo, “dê a ele um novo contrato”. Estou muito velho para isso — continuou o alemão.
— Temos que fazer nossos próprios planos, mas com base na forma como este clube é liderado. Obviamente é diferente de outros clubes, mas até agora funcionou e temos que ver se ainda vai funcionar ou se temos que nos adaptar. Mas isso é algo para quando não estamos no campo de treinamento, e sim nas minhas conversas com os donos — seguiu ele.
Klopp voltou a falar da goleada sofrida para o Real Madrid na terça-feira, pela ida das oitavas da Champions League. Ele não garantiu as presenças de jogadores que estão voltando de lesão e atuaram na terça, como Firmino, Diogo Jota e Van Dijk, para o duelo com o Palace. E relembrou os primeiros 25 minutos do Liverpool contra os espanhóis como “coisas boas que eu não via há muito tempo”.
O Liverpool é o atual oitavo colocado, com 35 pontos, sete a menos que o Tottenham, que no momento ocupa a quarta e última posição de classificação para a Champions League. Os Reds buscam continuar a reação já que, na Premier League, a equipe vem de duas importantes vitórias seguidas, sobre Everton e Newcastle.