City e United fazem o dérbi de Manchester neste domingo (3), 12h30 (horário de Brasília), no Etihad Stadium, em jogo válido pela 26ª rodada da Premier League. O clássico tem o lado azul como franco favorito, considerando que é o atual campeão inglês e da Champions League. O City também vive grande fase na temporada e venceu seu maior rival nos últimos dois jogos, sendo a vitória mais recente na decisão da Copa da Inglaterra em outubro de 2023.
Mas nem sempre foi assim. Antes de Pep Guardiola e até mesmo o investimento dos Emirados Árabes, o City não passava de um coadjuvante na cidade de Manchester. Quem disse isso foi Kleberson, que atuou no United de 2003 a 2005, em entrevista exclusiva à PL Brasil.
— Eu acho que para ultrapassar o United, está muito longe ainda. Por mais que tenha passando por momentos difíceis, a história do United é muito maior que a do City. O Manchester City é parecido com o United por ter treinadores, como Ferguson e Guardiola. Só que a diferença é que o City tem a metodologia e busca os melhores jogadores para atuarem no nível dessa metodologia. O United é um clube que a comunidade e a região formava jogadores para jogar. O City, quando precisa de jogador, vai lá e compra — comenta Kleberson.
Até 2008, quando Khaldoon Al Mubarak, presidente do Grupo City, comprou o time azul de Manchester, os Citzens havia vencido apenas dois títulos de Campeonato Inglês, sendo o último há 40 anos, e disputava a segunda divisão com frequência. Na Championship, foram sete títulos — o último, em 2002.
Enquanto isso, o Manchester United empilhava títulos de Campeonato Inglês, Champions League e estava se consolidado como um dos maiores times do mundo.
Conquistas de City e United desde 2008
Manchester City | 7 Campeonatos Ingleses 1 Champions League 3 Copas da Inglaterra 6 Copas da Liga Inglesa 3 Supercopas da Inglaterra 1 Supercopa da Inglaterra 1 Mundial de Clubes |
Manchester United | 3 Campeonatos Ingleses 1 Champions League 1 Copa da Inglaterra 4 Copas da Liga Inglesa 7 Supercopas da Inglaterra 1 Europa League |
Dérbi de Manchester após 2008
- 18 vitórias do United
- 19 vitórias do City
- 4 empates
City superou o United?
Kleberson jogou apenas um dérbi de Manchester, em 13 de dezembro de 2003. Na ocasião, o United venceu o City por 3 a 1 no Old Trafford, com gols de Paul Scholes (duas vezes) e Ruud van Nistelrooy para os Red Devils e Wright-Phillips para os Citizens.
O brasileiro, pentacampeão do mundo com a seleção, foi escalado como titular na equipe de Sir Alex Ferguson, para atuar como segundo volante. No segundo tempo, ele foi substituído por nada mais e nada menos que Cristiano Ronaldo.
— Tinha uma rivalidade muito forte, mas por parte dos torcedores. Para nós, jogadores, o United naquela época era muito melhor e superior que o Manchester City. Para se ter ideia, tinha um clube próximo de Manchester, o Bolton, que também era muito rival. O dérbi naquela época era três pontos para o United. Sempre que jogava, o United ia no estádio deles e atropelava, no nosso também. Eu gostaria muito de ter jogado contra o Manchester City na época atual para ver como é a rivalidade hoje.
Kleberson no Grupo City
Após pendurar as chuteiras em 2016, Kleberson iniciou sua carreira como treinador. Inclusive, passou recentemente no New York City — que pertence ao Grupo City –, da Major League Soccer (MLS) . O penta foi auxiliar técnico de Nick Cushing no clube norte-americano.
— A experiência foi sensacional, principalmente em termos de aprimorar a minha parte de gestão e metodológica. O City Futebol não move uma caneta sem todas as pessoas saberem. Tive o prazer de trabalhar lá por um ano e oito meses, foi um aprendizado muito grande. Trabalhei com pessoas excelentes, jogadores talentosos, como o Talles Magno, e foi muito bacana.
Kleberson também detalhou a influência que o Grupo City, que tem os Citizens como clube matriz, sobre o New York City. O brasileiro contou que tudo é discutido entre todos os envolvidos, desde o CEO, Ferran Soriano, até o treinador.
— Muitas vezes, o nosso diretor técnico do City se reunia duas ou três vezes na semana para conversar com o Ferran Soriano para tratar da gestão do clube e da metodologia que o clube tinha.
Antes do New York City, Kleberson trabalhava na base do Philadelphia Union, também da MLS. Com licença pró da CBF, ele mora atualmente em Curitiba e pretende atuar na área.
— Estou analisando algumas conversas, alguns convites, projetos. Então, dentro de um prazo determinado, vou tomar uma decisão nessa parte profissional — finalizou.