A Inglaterra conta com uma nova geração de treinadores e que estão se destacando no cenário, sendo alvos de times da Premier League. Entre eles está Kieran McKenna, que chamou a atenção no comando do Ipswich Town.
Kieran McKenna é torcedor do Manchester United, já trabalhou como assistente de José Mourinho e faz ótimo trabalho no Ipswich Town. Agora, está perto de dar um novo passo na carreira.
O início da carreira de Kieran McKenna
McKenna nasceu em Londres em 1986, mas foi criado em Fermanagh, onde se naturalizou norte-irlandês. Ele iniciou a carreira no futebol atuando como meio-campista, passando por Enniskillen Town United e Ballinamallard United, ambos da Irlanda do Norte.
O então jogador retornou para a Inglaterra em 2002 como reforço do Tottenham nas categorias de base. No entanto, foi forçado a se aposentar aos 22 anos por conta de uma lesão no quadril.
Forçado a se aposentar precocemente, McKenna passou a estudar Ciências do Esporte na Universidade de Loughborough, na Inglaterra, quando começou a dar os primeiros passos na carreira como técnico. Ele retornou à academia do Tottenham inicialmente como analista, até que em 2015 assumiu o comando da equipe sub-18.
Um ano depois, o agora treinador foi contratado pelo time de sua infância, o Manchester United para a categoria sub-18. Até que na temporada 2018/19, McKenna foi nomeado assistente de José Mourinho. Nos Red Devils, ele ainda trabalhou ao lado de Solskjaer e Ralf Rangnick.
Chegada ao Ipswich Town e acesso à Premier League
A carreira como assistente técnico se encerrou em dezembro de 2021, quando McKenna foi contratado como treinador principal do Ipswich Town. Na época, o time brigava contra o rebaixamento da League One, a terceira divisão inglesa.
Na primeira temporada completa como técnico da equipe, o norte-irlandês conseguiu uma ótima campanha. Foram 98 pontos conquistados, 28 vitórias, 14 empates e apenas quatro derrotas, o segundo melhor desempenho da League One e que garantiu acesso para a Championship. O time ainda marcou 101 gols e sofreu 35, fechando a campanha com melhor ataque e melhor defesa.
Já na Championship, o desempenho do Ipswich Town continuou impressionando. Novamente a equipe conseguiu a segunda melhor campanha de um torneio nacional e, consequentemente, a promoção para disputar a Premier League na temporada 2024/25. O time conseguiu 96 pontos, um a menos que o campeão Leicester, além do melhor ataque com 92 gols.
O trabalho na segunda divisão trouxe alguns frutos para McKenna. Na terça-feira (21), ele foi nomeado como melhor treinador da Championship e recebeu o prêmio de melhor técnico do ano da League Managers Association — o sindicato dos técnicos da Inglaterra — superando a concorrência de Guardiola e Arteta.

McKenna é alvo de clubes da Premier League
A má notícia para os torcedores do Ipswich Town é que o trabalho de Kieran McKenna despertou o interesse de outros clubes. O treinador tem contrato com a equipe até 2027, mas pode encerrar a passagem nas próximas semanas.
Na terça-feira (21), o Chelsea anunciou a demissão de Mauricio Pochettino. Agora, o clube busca um novo técnico e, segundo informações do site “Teamtalk”, McKenna é um dos alvos para assumir o comando dos Blues.
Entretanto, o Chelsea pode enfrentar forte concorrência pelo treinador. O Brighton, que também está sem técnico após a saída de Roberto De Zerbi, está de olho no norte-irlandês. Ainda segundo a “BBC”, o Manchester United é outro time que pode entrar na briga caso Ten Hag seja demitido.
O Ipswich Town quer manter o seu treinador para a disputa da Premier League em 2024/25 e está negociando a renovação de contrato. No entanto, segundo a “BBC”, a ideia de McKenna é dar outro passo na carreira. O site também informa que um clube deve pagar pelo menos 4 milhões de libras (R$ 26 milhões) para contratar o técnico.