Kepa Arrizabalaga Revuelta, o goleiro mais caro da história do futebol, atualmente defende as cores do Chelsea, da Inglaterra. O jogador nasceu no dia 3 de outubro de 1994, na cidade de Ondárroa, na Espanha.
Kepa – Início de carreira
Kepa nasceu e cresceu na área Basca da Espanha, assim, ingressou nas categorias de base do Athletic Club de Bilbao. Em 2004, com apenas dez anos, o pequeno goleiro começa a carreira no futebol.
Durante todo o juvenil, o goleiro era titular da equipe. Então, em maio de 2012, durante o fim da temporada 2011/12, o espanhol foi convocado para o jogo contra o Getafe, mas ficou no banco durante toda a partida.
A grande chance no profissional aconteceu em janeiro de 2015. Naquela ocasião, o Ponferradina, da Espanha, contratou o goleiro por empréstimo. Dessa maneira, passou o restante da época 2014/15 no time da 2ª divisão do Campeonato Espanhol.
A estreia aconteceu diante do Racing de Santander, pela 20ª rodada da competição nacional. Foi uma curta passagem, com 20 jogos e sete clean sheets. Apesar disso, o período foi importante para o goleiro ter experiência.
Então, após esse pequeno movimento no mercado da bola, para o início da temporada 2015/16, o Athletic Club de Bilbao decidiu emprestar o jovem novamente.
Então, no mercado de transferência, o Real Valladolid fechou um empréstimo de uma temporada.
O goleiro começa a ganhar holofotes
Na temporada 2015/16, o Real Valladolid também estava na 2ª divisão do Campeonato Espanhol. Além disso, a equipe terminou a competição na 16ª colocação, com apenas 51 pontos.
Apesar do desempenho abaixo, Kepa foi um dos poucos pontos positivos, afinal, o goleiro evitou diversas derrotas e goleadas na temporada. Essa também foi 1ª grande época do espanhol em número de jogos, 40 jogos (todas como titular) e 12 clean sheets.
O nome do jogador estava novamente vinculado ao mercado da bola, afinal, após o empréstimo terminar, algumas equipes da Espanha mostraram interesse no goleiro. Todavia, o Athletic Club de Bilbao manteve no elenco.
A época 2016/17 também marcou a 1ª em que Arrizabalaga sofreu com lesões. Logo no início da temporada, o goleiro sofreu um problema nos adutores, assim, ficou cinco partidas longe dos gramados.
Entretanto, pouco tempo depois, diante do Alavés, o jogador sofreu uma lesão e saiu mais cedo da partida. Dessa forma, ficou 12 jogos fora por conta desse problema.
Mesmo assim, quando esteve à disposição, Kepa mostrou bom desempenho, conseguia trazer segurança e substitui Iraizoz a altura.
Trajetória, conquistas e highlights de Kepa
Em meio a rumores no mercado de transferência, principalmente do Real Madrid, Kepa garantiu a permanência no time Basco. Apesar disso, o jogador voltou a sofrer com lesões.
O espanhol perdeu seis jogos por conta de um traumatismo no metatarso. Kepa ainda conseguiu fazer boas partidas, mas o time Basco já sabia que não iria conseguir manter o atleta por muito tempo.
Então, no mercado da bola, Kepa foi alvo de algumas equipes. Entretanto, o Chelsea pagou 80 milhões de euros, ou seja, se tornou o goleiro mais caro da história do futebol.
Pelo Athletic Club de Bilbao, Kepa participou de 54 jogos e manteve 15 clean sheets. Contudo não conquistou títulos com a equipe.
Transferências e Mercado da Bola de Kepa
O arqueiro espanhol chegou e tomou a vaga de titular do time inglês. Arrizabalaga parecia demorar para se adaptar a uma nova liga, assim, não demonstrava bom desempenho dentro de campo.
Apesar disso, o Chelsea continuou com o espanhol entre os titulares. Na Premier League, o atleta conseguiu 14 clean sheets, ou seja, quase ultrapassou os números do Athletic Club de Bilbao em apenas uma competição.
A grande polémica aconteceu na Copa da Liga Inglesa, em partida válida diante do Manchester City. As duas equipes estavam empatando na final da competição. Assim, no 2º tempo da prorrogação, Kepa sentiu câimbras, assim, Sarri optou por colocar Willy Caballero.
O goleiro espanhol se recusou a sair de campo, deixando o clima ruim para as penalidades. Kepa conseguiu ainda defender um pênalti, mas o Manchester City conquistou o título.
Após isso e algumas falhas, o goleiro começou a perder espaço, sendo reserva em algumas partidas. Em 2020, o Chelsea contratou Mendy, que estava no Rennes, da França. Dessa forma, Kepa se tornou figura carimbada no banco de reservas do time londrino.
O jogador chegou a ser vinculado a alguns clubes no mercado de transferência, mas nenhuma proposta oficial chegou.
Entretanto, na temporada 2022/23, o espanhol recuperou a vaga de titular. Mendy começou a falhar e sofreu uma lesão no ombro. Em resumo, na atual época, o arqueiro possui 15 partidas, com seis clean sheets.
Com a camisa do Chelsea, Arrizabalaga participou de 139 partidas, conquistou uma UEFA Champions League, o Mundial de clubes, uma UEFA Europa League e a Supercopa da UEFA.
Foto/ Divulgação: Chelsea FC