Karius tem redenção na final da Copa da Liga mesmo com derrota do Newcastle

2 minutos de leitura

Uma das maiores expectativas da final da Copa da Liga Inglesa deste domingo, entre Manchester United e Newcastle, o goleiro alemão dos Magpies, Loris Karius.

Terceiro arqueiro do Newcastle, Karius acabou escalado para jogar a partida mais importante da equipe na temporada graças à suspensão do titular, Nick Pope, e a impossibilidade do primeiro reserva, Martin Dubravka, que já havia jogado esta edição da Copa pelo Manchester.

Boa parte da desconfiança estava baseada no fato de que Karius não entrava em campo numa partida oficial de futebol há dois anos. Sua última vez em campo havia sido em fevereiro de 2021, quando atuava no Union Berlin.

Mais do que isso, o alemão tem a carreira marcada por uma atuação desastrosa numa final de Champions League. Karius era titular do Liverpool que encarou o Real Madrid na final do torneio europeu em 2018, e falhou diretamente nos dois gols que deram a vitória para os espanhóis. Mais tarde, foi comprovado que o alemão teve uma concussão no jogo antes dos lances decisivos.

A justificativa, no entanto, não foi o suficiente para perdoar o goleiro. Na janela seguinte, o Liverpool pagou R$ 278 milhões para contratar Alisson, então o goleiro mais caro do mundo e titular até hoje. Karius, que havia chegado do Mainz em Anfield para vestir a camisa 1, foi imediatamente emprestado ao Besiktas, onde passou as duas temporadas seguintes.

A partir de então sua carreira entrou em decadência. Sem se destacar na Turquia, foi repassado ao Union Berlin, onde jogou somente cinco vezes. Depois ficou livre no mercado e assinou com o Newcastle já em 2022, para ser reserva de Pope. E estreou na final de hoje.

Mas as preocupações acabaram assim que o árbitro iniciou a partida. Apesar da derrota por 2 a 0, Karius fez um bom jogo em Wembley. Ele venceu duelos importantes contra Weghorst, Rashford e Bruno Fernandes e permitiu que seu time sonhasse com o empate até os últimos minutos do segundo tempo. Além disso, não teve culpa nos dois gols que levou — uma cabeçada firme de Casemiro e um chute desviado de Rashford.

A boa atuação não deve garantir a Karius a posição de titular, ainda mais porque o dono da meta é Pope. Mas ao menos asseguram ao alemão que, com apenas 29 anos, ele ainda é capaz de atuar em alto nível. Os traumas, ao que parece, ficaram no passado.

Karius na final contra o Manchester United

  • 8 defesas
  • 3 defesas em chutes de dentro da área
  • 30 toques na bola
  • 20% de eficácia em passes longos
  • Nota 7.9

Os dados são da plataforma SofaScore.

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]