Afinal, como está Karius? Goleiro pode acabar titular no jogo mais importante do Newcastle no século

4 minutos de leitura

O Newcastle vai a Wembley disputar seu primeiro título na era de ‘novo rico’ neste domingo (26), às 13h30 no horário de Brasília. Os Magpies enfrentarão o Manchester United pela decisão da Copa da Liga Inglesa com direito a uma mudança drástica: seu goleiro.

O técnico Eddie Howe não poderá contar com o titular da posição, Nick Pope, que está suspenso. O reserva imediato também não está habilitado a jogar: Martin Dubravka já atuou pela competição pelo próprio Manchester United, quando esteve emprestado. Por conta disso, o nome de Loris Karius veio à tona.

A posição de goleiro era uma das prioridades do clube no mercado depois da lesão de Karl Darlow, no início de setembro do ano passado. A primeira opção da direção era Ben Foster, de 39 anos, que estava sem clube desde que foi liberado pelo Watford, em junho. Mesmo receptivo à ideia de se juntar aos Magpies, o veterano decidiu se aposentar. Isso fez com que a comissão de Eddie Howe realocasse seus esforços rapidamente – o clube precisava registrar seu novo jogador em 48h para atingir o prazo limite de transferências da Premier League.

Karius, também sem clube, surgiu como opção. Aos 29 anos, o alemão ficou marcado pelas falhas contra o Real Madrid na final da Champions League de 2017/18, quando defendia o Liverpool. Desde então, foi emprestado ao Besiktas, da Turquia, e Union Berlin, da Alemanha, onde disputou entrou em campo oficialmente pela última vez.

O último jogo oficial de Karius foi no dia 28 de fevereiro de 2021.

Volta por cima no Newcastle

Na Inglaterra, Karius se tornou a quarta opção do gol de Eddie Howe e não era convocado a uma partida desde novembro. Mesmo sem ter disputado nenhum jogo pelo Newcastle, o alemão pode acabar se tornando o titular da final da Copa da Liga. Segundo o “The Athletic”, a expectativa é que o goleiro ganhe a disputa pela vaga.

A outra opção é Mark Gillespie, que não joga desde outubro de 2021.

Na ocasião, o inglês estava com o time sub-21 do Newcastle para um jogo da Taça da Liga Inglesa, uma espécie de “terceira divisão” nos torneios de mata-mata do país.

Eddie Howe elogiou o Karius publicamente e a atmosfera criada leva a uma história de redenção para o goleiro. Com contrato válido inicialmente até janeiro deste ano, Karius teve seu vínculo renovado e a comissão técnica fez questão de mantê-lo no elenco.

Ainda segundo o “The Athletic”, o treinador telefonou para Karius logo depois da derrota dos Magpies para o Liverpool, no último domingo (18), para checar como o jogador estava mentalmente para a semana que seguiria.

Howe também já declarou em reunião particular com Gillespie que ele seria substituído por Karius. O goleiro britânico é torcedor do Newcastle e formado na base do clube, mas nunca jogou sob o comando do técnico. Sua maior bagagem se dá nas divisões inferiores do Campeonato Inglês, diferente da experiência internacional do alemão.

Falhas passadas e nova chance

Karius em ação na final da Champions League de 2017/18 - Reprodução/@LFC
Karius em ação na final da Champions League de 2017/18 – Reprodução/@LFC

Antes da falha que marcou sua carreira na final, Karius era o goleiro titular do Liverpool na Champions League de 2017/18 e jogou todas as partidas da competição. Na Premier League daquele ano, foram 19 rodadas como titular. Segundo exames que foram revelados posteriormente ao jogo, o alemão sofreu uma concussão antes de ter cometido os erros na decisão continental. Isso ainda não impediu que críticas fossem postas sobre seus ombros.

Karius só disputou dois jogos pelo Liverpool depois do episódio diante do Real Madrid – ambos amistosos – e nunca mais entrou em campo pelos Reds em competições.

A chegada de Alisson minou suas oportunidades e passou a ser debatido o estado mental do goleiro. Esse é um tema que voltou à tona no Newcastle, que teve de prepará-lo em menos de uma semana para estar à postos para a final.

Internamente, o alemão impressiona a comissão de Howe e sua atitude positiva rende elogios nos Magpies. Sua única aparição com a camisa do Newcastle foi em um amistoso em dezembro, durante a pausa da Copa do Mundo, contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Na ocasião, Karius jogou o primeiro tempo e Gillespie o segundo.

Karius em amistoso do Newcastle - Reprodução/@NUFC
Karius em amistoso do Newcastle. Foi a última vez que ele esteve em campo. – Reprodução/@NUFC

Mesmo sem a confirmação do treinador sobre sua escolha, a tendência é que Karius faça sua estreia competitiva pelo clube em Wembley. Como titular na final da Copa da Liga, o jogador pode ter uma oportunidade de revitalizar sua carreira.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]