Kalvin Phillips, o meio-campista inglês que faz tudo funcionar no jogo do Leeds

Jogador inglês é peça importante nos Whites

0
1381
Kalvin Phillips
Catherine Ivill/Getty Images

O Leeds United voltou à Premier League após irretocável campanha na Championship 2019/2020. O time comandado por Marcelo Bielsa tem em seu técnico o grande destaque, mas quais são os atletas que brilham com a camisa branca? Um dos que mais salta aos olhos é Kalvin Phillips.

Kalvin Phillips, o meio-campista inglês que faz tudo funcionar no jogo do Leeds

Phillips é um meio-campista de 24 anos revelado nas categorias de base do próprio Leeds e que já figura no elenco principal desde a temporada 2015/2016. Ele geralmente atua como o primeiro homem à frente da linha da defesa, sendo ela de três ou quatro atletas.

O dono da camisa 23 do time do norte da Inglaterra é um dos pilares da equipe de El Loco Bielsa. O ótimo posicionamento rendeu pelo menos uma interceptação e um corte por jogo e tudo isso sem fazer muitas faltas, média de 0.5 dentro das quatro rodadas de Premier League.

Além da fase defensiva, Kalvin Phillips também é peça fundamental nas construções de jogadas do time. Isso se dá pelo fato de que ele é um ponto de apoio muito forte para a saída de bola, iniciando a transição ofensiva da equipe capitaneada por Bielsa.

Leia mais: Guia do Leeds na Premier League 2020/2021

Ele tem média de 83% de passes certos nessas quatro rodadas de Premier League. Mas não pensem que pela posição que ocupa, ele só toca a bola horizontalmente. O meio-campista inglês contribui no momento ofensivo dando cerca de um terço de seus passes no jogo dentro do campo adversário com eficiência de 71%.

Kalvin Phillips já figura entre os nomes convocados por Gareth Southgate para a seleção inglesa. Versátil e com boa capacidade de ler o jogo, o meio-campista de 24 anos oferta ao treinador a possibilidade de também atuar mais avançado na linha de meio-campo ou até mesmo como zagueiro pela direita, apesar do seu 1,77m.

O tradicionalíssimo Leeds United quer seguir na primeira divisão inglesa e já deu seu cartão de visitas indicando que lutará bravamente por esse objetivo. Kalvin Phillips é uma das peças fundamentais para que Bielsa e seu esquadrão alcancem essa meta.