‘Vou ter que tomar uma decisão’: Kalvin Phillips leva ultimato de Southgate

5 minutos de leitura

O Manchester City perdeu a liderança da Premier League e ocupa o 3º lugar com a parada do campeonato para a Data Fifa. Um de seus jogadores menos utilizados virou assunto durante o jogo da Inglaterra: Kalvin Phillips.

Mesmo com um elenco mais enxuto, o volante não tem muito tempo de jogo e disse que irá “tomar uma decisão” sobre seu futuro no clube. Isso ocorre depois dele ter levado um “ultimato” do técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate.

Phillips vai sair do Manchester City?

O jogador tem enfrentado dificuldades para se firmar no time do City desde sua transferência do Leeds, tendo feito apenas três aparições como substituto na Premier League nesta temporada.

Kalvin Phillips Liverpool City
Foto: Icon Sport

E após começar como titular na vitória da Inglaterra por 3 a 1 sobre a Itália na terça-feira, ele confirma: “Eu sei que preciso estar jogando e competindo todos os finais de semana.

— Vou ter que tomar uma decisão sobre [meu futuro] nos próximos meses – afirmou Phillips à “BBC”.

O volante de 27 anos já foi ligado a uma saída do time de Pep Guardiola desde janeiro do ano passado, com clubes como West Ham e Aston Villa sendo colocados como os principais interessados.

O ultimato de Southgate

Apesar da falta de tempo de jogo no clube desde sua transferência em julho de 2022, o jogador manteve a confiança de Gareth Southgate. Ele iniciou a partida na última partida, nas Eliminatórias da Eurocopa, contra a Itália.

Ele [Gareth Southgate] apenas diz que, para eu manter minha posição, tenho que estar jogando. Isso é o que quero fazer. Concordo com Gareth nisso – disse o volante.

Durante a vitória por 3 a 1 contra a Azzurra, que classificou os Três Leões com antecedência ao torneio continental, ele foi substituído por Jordan Henderson após 69 minutos, mas admitiu que teve sorte de não receber um cartão vermelho.

Southgate Inglaterra
Southgate em jogo da Inglaterra. (Foto: Icon Sport)

Phillips também teve minutos saindo do banco quando a Inglaterra venceu a Austrália por 1 a 0 em um amistoso em Wembley na sexta-feira. E ele sabe que precisa de mais tempo de jogo.

— Quero jogar futebol e quero jogar o máximo possível. No último ano e meio, não pude fazer isso devido a lesões e [outros fatores]. É algo com o qual vou ter que pensar – afirmou.

Guardiola não se anima com Phillips

Por outro lado, o treinador do Manchester City foi crítico do volante inglês em alguns momentos durante sua temporada de estreia, sugerindo que o meio-campista estava “acima do peso” após retornar da convocação para a Copa do Mundo de 2022.

Phillips iniciou apenas duas partidas na Premier League na temporada passada – atuando por 290 minutos em 12 aparições na liga, enquanto jogou 21 vezes em todas as competições na temporada em que o City conquistou a Tríplice Coroa.

Guardiola Manchester City
(Foto: Icon Sport)

Esperava-se que ele tivesse uma sequência no time nesta temporada, depois que Rodri foi suspenso por três jogos após um cartão vermelho na vitória contra o Nottingham Forest em setembro.

No entanto, Phillips só foi titular uma vez durante essa sequência, quando o City perdeu por 1 a 0 contra o Newcastle na Copa da Liga Inglesa, conhecida por ser palco dos times reservas.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]