Conheça mais sobre Ozan Kabak, novo zagueiro do Liverpool

Reds sofreram com muitos jogadores lesionados no setor defensivo

Conheça mais sobre Ozan Kabak, novo zagueiro do Liverpool
RALPH ORLOWSKI/POOL/AFP via Getty Images

O turco Ozan Kabak é o mais novo zagueiro do Liverpool. Ele chega para reforçar um setor que passava – e passa – necessidades, uma vez que Joe Gomez, Joel Matip e Virgil van Dijk estão machucados. O defensor chega por empréstimo junto ao Schalke 04 até junho de 2021, com o Liverpool tendo a opção de compra fixada no valor de 18 milhões de libras.

Ozan Kabak é o segundo reforço contratado pelo Liverpool na janela de janeiro. Além do turco, os Reds compraram o também zagueiro Ben Davies, que chega do Preston North End, da Segunda Divisão. Além da dupla, a equipe de Jürgen Klopp conta com Rhys Williams, Nat Philips e o volante Fabinho como opções para o setor da zaga.

Klopp, aliás, mostrou-se bastante empolgado com a chegada de Kabak ao Liverpool. “Ele é realmente um grande, grande talento e estamos realmente ansiosos para trabalhar com ele. Para ele, acho que é um momento muito bom para fazer a mudança porque, como cada jogador no mundo, você precisa de uma equipe estável ao seu redor e é isso que podemos oferecer”, disse Klopp ao site oficial.

Mas quem é Ozan Kabak, que chega com tantas expectativas no Liverpool? O zagueiro turco, aliás, já despertava interesse do clube inglês desde 2020, mas o acerto só foi oficializado agora.

Leia mais: Os destaques da Libertadores 2020 que teriam vaga na Premier League

Quem é Ozan Kabak?

Ozan Kabak é um zagueiro de 20 anos e que atuava no Schalke 04, sendo um dos mais promissores da Bundesliga. Ele também passou por Galatasaray e Stuttgart, além da seleção turca. Mesmo com o Schalke 04 vivendo uma crise enorme, o defensor é visto como um grande potencial, embora ele tenha caído tendo um desempenho abaixo recentemente.

Com 1,80, Kabak é destaque na bola aérea, um ponto importantíssimo para o Liverpool, uma vez que o aproveitamento do time caiu neste quesito após a lesão de Virgil van Dijk, segundo o site WhoScored. Ou seja, acerto do clube tanto na hora de defender como também para atacar na bola parada.

Além da boa bola área, Kabak também é um zagueiro que se destaca no quesito atacar a bola. Ou seja, fazendo antecipações e tentando ‘agredir a bola', o que também é fundamental para os defensores do Liverpool.

Com a bola no pé, dá para dizer que Kabak vem evoluindo bastante no quesito. Se comparado aos três principais zagueiros do Liverpool, é claro que fica atrás, mas o novo defensor dos Reds também tem qualidade para sair jogando, um fator primordial para atuar na equipe.

REPRODUÇÃO/WHOSCORED

Leia mais: 5 jogadores que estão decepcionando na Premier League 2020/2021

Zagueiro ideal no momento certo

Com essas características, fica evidente que o nome do Kabak é um acerto para o Liverpool, sobretudo em um momento de escassez de zagueiros da equipe. Aos 20 anos, o defensor chega com grande potencial para tornar-se um jogador da primeira prateleira.

Com Joel Matip, van Dijk e Joe Gomez machucados, Kabak deve ser titular absoluto do Liverpool, provavelmente formando uma dupla de zaga ao lado do Fabinho. Claro que existe a questão da adaptação à liga e ao time, mas o técnico Jürgen Klopp fez questão de tranquilizar o jogador sobre isso.

“Entregamos um time estável e você pode jogar sua posição, você não precisa ter 20 anos com praticamente tudo em campo e não ter permissão para cometer mais erros”, afirmou o técnico alemão.

Kabak é destro, mas é um jogador que tem facilidade para atuar tanto do lado esquerdo como do direito, o que ajuda ainda mais. Além disso, também é um defensor com um histórico de poucas lesões, algo que o Liverpool deseja.

Bom na bola aérea, rápido e com boa construção, a tendência é de que Kabak se adapte o mais rápido possível ao Liverpool e eleve o patamar do setor. Porém, uma coisa que o defensor vai precisar se adaptar o quanto antes é com a linha alta.

Além disso, trazendo pelo aspecto financeiro, o negócio também foi interessante para os Reds, uma vez que conseguiram fechar por empréstimo com opção de compra. Uma curiosidade sobre Kabak é que o jogador é muito fã de van Dijk.

Jürgen Klopp sabe transformar jogadores

Quando o técnico Jürgen Klopp pede algum jogador, naturalmente ele já vem observando o atleta há algum tempo. E isso, claro, aconteceu com Kabak, o que aumenta a expectativa sobre o rendimento do jogador.

Klopp, aliás, é especialista em transformar a carreira de jogadores. No Liverpool, por exemplo, a lista é enorme: Joe Gomez, Alexander-Arnold, Andrew Robertson, Mohamed Salah e muito mais.

O treinador do Liverpool, inclusive, recebeu boas referências de David Wagner, que treinou Kabak durante parte da temporada 2019/2020. Wagner e Klopp trabalharam juntos na época de Borussia Dortmund.

“Dave já estava muito, muito otimista sobre ele. Quando você vai para o exterior tão jovem, para outro país e joga por outros clubes, ele poderia ter jogado na Turquia em qualquer clube que quisesse. Vai então para Stuttgart, vai depois para o Schalke. Ele poderia ter ido a qualquer lugar, mas queria dar os passos do futebol e nós somos um passo do futebol adequado para ele”, explicou Klopp.

Portanto, com a pouca idade do Kabak, somada ao talento dele e com as características que se encaixam no Liverpool, a tendência é de que Klopp potencialize este grande talento de 20 anos.