Juventus sofre forte punição e perde 15 pontos no Campeonato Italiano

1 minuto de leitura

Na última sexta-feira (20), a Federação Italiana de Futebol puniu a Juventus e retirou 15 pontos na tabela de classificação do Campeonato Italiano. O motivo? Durante a pandemia do Covid-19, entre 2020 e 2021, o clube cometeu fraudes fiscais em decorrência de contratações de jogadores.

(Foto destaque: Divulgação/GE)

A federação ainda puniu nomes conhecidos, como o ex-jogador Pavel Nedved (8 meses), que exerce a função de diretor-executivo e o ex-presidente Andre Agneli (24 meses), além de mais nove diferentes.

A penalidade pegou torcedores de surpresa e foi um verdadeiro banho de água fria, pois a equipe vinha de uma sequência espetacular, sendo que nas últimas 10 rodadas foram oito vitórias e duas derrotas. Na terceira colocação do italiano, a Juventus estava com 37 pontos, 10 a menos da líder Napoli. Agora, foi do céu ao inferno em questão de apenas um dia, caindo para 22 pontos, na 10ª posição.

Mais clubes italianos estavam envolvidos, mas todos foram inocentados: Parma, Empoli, Pisa, Pescara, Genoa, Pro Vercell e Novara. Nesse sentido, advogados da Juventus informaram não haver fatos novos em relação ao antigo julgamento e afirmaram que ninguém pode ser condenado por crimes que já foram absolvidos.

“Nenhum dos elementos valorados pelo Ministério Público Federal demonstra a existência de uma supervalorização artificial dos direitos dos jogadores aos desempenhos esportivos nas referidas operações, tornando o recurso de hoje totalmente improcedente — disse a defesa da Juventus no julgamento.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a Juventus está envolvida em escândalos. No ano de 2006, o time de Turim foi desmascarado por resultados manipulados, culminando na perda dos títulos de 2005 e 2006, além de ser rebaixada para a série b na temporada 2006/07.

Futuro da Juventus no restante da temporada

Sem chances de título no Campeonato Italiano após a perda de pontos, a Juventus possui chances de levantar troféus em mais duas competições. Pelas quartas de final da Copa da Itália, a Velha Senhora recebe a Lazio, no dia 2 de fevereiro, às 17h (horário de Brasília). Por fim, duas semanas depois, enfrenta o Nantes, em casa, partida válida pelos playoffs da Liga Europa.

Vitor Rizzatti
Vitor Rizzatti