Juventus: Retrospectiva 2021

Juventus: Retrospectiva 2021
Foto: Reprodução/Juventus FC

Antes de mais nada, a temporada atual da Juventus não empolga os torcedores. Isto porque a equipe ocupa a 5ª posição após o término do primeiro turno da Serie A, quatro pontos atrás da Atalanta, que abre a zona de classificação para a próxima Uefa Champions League, e a 12 pontos da líder Inter.

Além disso, na temporada passada, a Vecchia Signora viu a arquirrival Internazionale levar o Calcio, título que a Juventus vinha empilhando há nove temporadas, ou seja, na atual temporada, a Juventus aparentemente sequer brigará pelo Scudetto.

Contudo, a equipe está nas oitavas de final da Copa da Itália, onde enfrenta a Sampdoria, e nas oitavas da Champions League, onde pega o Villarreal. Sendo assim, confira a retrospectiva 2021 completa da Juventus abaixo.

Principais contratações

Para este ano, a Juventus realizou apenas três contratações de jogadores, já que o foco da equipe foi na reestruturação de fora para dentro.

Por isso, dessas três contratações, uma foi do treinador: a volta de Massimiliano Allegri, que voltou a Turim após uma temporada muito abaixo da Juventus no comando de Andrea Pirlo.

Manuel Locatelli

Após temporadas de sucesso no Sassuolo, Locatelli começou a chamar a atenção de vários clubes, entre eles, claro, a Juventus. Em suma, o jovem de 23 anos foi contratado no mês de agosto, após ser um dos destaques da Itália na campanha do título da Eurocopa. À época, os valores ficaram em sigilo, mas especula-se que os bianconeri desembolsaram 35 milhões de euros ao Sassuolo para contar com o atleta. Assim, o vínculo entre Locatelli e Juventus vai até 2026.

Kaio Jorge

Também em agosto, no dia anterior ao anuncio de Locatelli, foi a vez de Kaio Jorge ser anunciado como reforço para a temporada. Para sua contratação, a Juventus pagou ao Santos cerca de 4 milhões de euros, e o contrato de Kaio Jorge com a Vecchia Signora vai até 2026.

Massimiliano Allegri

Por fim, Massimiliano Allegri retornou à Juventus após temporada desastrosa da equipe. O experiente treinador chegou para colocar a casa em ordem e comandar uma reestruturação de dentro para fora, começando pela saída de Cristiano Ronaldo para o Manchester United. Na temporada passada, a Juventus viu a Internazionale levar o campeonato italiano depois de nove títulos consecutivos: era hora de fazer mudanças.

Assim, Pirlo foi demitido e a chegada de Allegri – ainda – não deu tanto retorno técnico.  Isso porque a equipe ocupa a modesta 5ª posição após o fim do primeiro turno. Todavia, a Juventus foi a primeira equipe a conseguir a classificação antecipada para as oitavas de final da Champions League, e ainda garantiu a primeira posição do Grupo H, que contava com o Chelsea – atual campeão da competição.

Juventus nas competições

Fazendo um comparativo do momento da temporada passada, com a temporada atual da Juventus, não há muitas diferenças: após o término do primeiro turno na temporada 2020/21, a equipe ocupava a 6ª posição, na temporada 2021/22, ocupa a 5ª.

Contudo, na Coppa da Itália, a Juventus está nas oitavas de final e pega a Sampdoria. Por outro lado, também está nas oitavas de final da Uefa Champions League, tendo o Villarreal como adversário.

Desempenho pela Serie A

Como dito anteriormente, usando como parâmetro comparativo a temporada anterior, a Juventus não teve grandes diferenças no desempenho nas competições. Afinal de contas, na 19ª rodada da temporada passada, o time estava em 6º lugar, enquanto que este ano terminou o ano em 5º. Na Coppa Itália da temporada passada, a Juve perdeu a final para o Napoli.

Um jogo importante até aqui pela Serie A foi frente à Inter de Milão, no San Siro. Em suma, a partida terminou em 1 x 1, com gol da Juventus nos minutos finais. No segundo tempo, a equipe buscou incessantemente o gol e foi premiada. Com isso, a distância para a líder é de 12 pontos, enquanto poderia ser de 14.

Outra menção para a vitória de 2 x 0, fora de casa, sobre a lanterna Salernitana. Em suma, foi um jogo em que começou uma boa sequência de vitórias da equipe e culminou na atual 5ª posição. A saber, a Juventus começou a Serie A 2021/22 patinando bastante, com muita irregularidade, e chegou a figurar a parte de baixo da tabela.

Desempenho pela Champions League

Primordialmente, a Juventus se classificou em primeiro no Grupo H da Champions, mesmo grupo que tinha o atual campeão, Chelsea. Assim, a Vecchia Signora fez 15 pontos em 18 disputados, perdendo apenas um jogo – uma goleada por 4 x 0 sofrida para os Blues em Londres.

O que esperar para o restante da temporada

Por fim, o time precisa manter o desempenho das últimas partidas, onde finalmente houve certa regularidade. Apesar dos adversários terem sido equipes que brigam para não cair, como Salernitana, Venezia, Cagliari e Genoa, a Juventus ainda deixou escapar dois pontos frente ao Venezia, o que gerou muita desconfiança sobre o time.

Portanto, a palavra que resume o que precisa ser o restante da temporada da Juventus é: regularidade.

Artigo anteriorInter de Milão: Retrospectiva 2021
Próximo artigoNice: Retrospectiva 2021
O jornalismo foi um caminho natural na minha vida. Sempre apaixonado por esportes, principalmente o futebol – independente da liga -, busquei aliar esse amor com outro: a escrita. Já fui redator em dois sites esportivos, cobri Copa São Paulo, Campeonato Brasileiro, Estadual, Calcio, NBB e outros torneios. Hoje tenho prazer em escrever sobre a liga que mais amo e que acompanho desde 2008: a Premier League.