Jurgen Klopp completa seis anos como treinador do Liverpool

Jurgen Klopp - Liverpool
Foto: Reprodução/Twitter/Liverpool

Em suma, nesta sexta-feira (8), Jurgen Klopp completou seis anos à frente do Liverpool como treinador. Dessa forma, o ex-zagueiro do Mainz, chegou ao clube em Outubro de 2015, após sete anos no comando do Borussia Dortmund, para se tornar ídolo em Anfield.

Jurgen Klopp e seu futebol heavy metal

Em suma, Jurgen Klopp começou sua carreira como treinador no Mainz 04, com apenas 35 anos de idade. Assim, logo após se aposentar do futebol em 2001, já com seus devidos acessórios, boné, óculos e calça esportiva. Dessa forma, após três temporadas conseguiu levar o Mainz ao tão sonhado acesso a Bundesliga pela 1ª vez na história do clube. A saber, foi no modesto clube que começou a praticar o seu marcante estilo de jogo de pressionar o adversário de forma constante.

Contudo, após 18 anos no Mainz, 11 como jogador e sete como treinador, Klopp se demitiu em 2008, após o clube retornar a Segunda Divisão. Dessa forma, assumiu o gigante Borussia Dortmund no mesmo ano e mudou totalmente o clube, com sua genialidade e carisma típicos dele.

Assim, na sua segunda temporada como treinador dos Aurinegros, venceu o título da Bundesliga. Além disso, na temporada seguinte conquistou o Bicampeonato, tendo feito uma campanha enorme e sendo campeão com 81 pontos. Ainda venceu três Supercopas da Alemanha e uma Copa da Alemanha pelo Dortmund.

Contudo, chegou à final da Champions League em 2014 contra o maior rival, Bayern de Munique, mas acabou sendo derrotado por 2 x 1. Dessa forma, perdeu alguns jogadores para o próprio rival como Gotze e Lewandowski. Assim, a temporada seguinte não apresentou os resultados esperados e novamente, Klopp pediu demissão.

Klopp em Anfield

Em suma, chegou ao clube em 8 de Outubro de 2015, após uma decepcionante de Brendan Rodgers a frente do Liverpool. Assim, em sua primeira coletiva se intitulou de The Normal One, uma brincadeira com José Mourinho e seu apelido dado por ele próprio de Special One. Enfim, Klopp prometeu que os Reds voltariam a brigar por títulos após quatro temporadas, que de fato aconteceu.

Assim, na sua primeira temporada acabou sendo vice contra o Sevilla na Europa League e ficando de fora dos torneios europeus, terminando em 8º na Premier League. Contudo, começou a dar sua cara ao Liverpool e desenvolveu nomes como Robertson e Alexander-Arnold, fundamentais ao clube nos dias atuais. Dessa forma, em 2017 chegou a final da Champions League, mas acabou sendo derrotado pelo Real Madrid por 3 x 1.

Com isso, na temporada seguinte reforçou sua tão criticada defesa com Alisson e Virgil Van Dijk. Dessa forma, brigou até o final com o Manchester City pelo titulo da Premier League, que acabou ficando com os Citizens de Guardiola. Contudo, derrotou o Tottenham na final da Champions League e levantou a 6ª taça do clube.

Enfim, em 2019/20 venceu os títulos da Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes, sendo este o primeiro da história do Liverpool. Além disso, como se não bastasse, venceu a Premier League com uma campanha espetacular, com 32 vitórias, três empates e apenas três derrotas. Assim, entrou de vez na história do clube levantando o tão sonhado titulo, que não vinha desde 1990.