Juninho Paulista no Middlesbrough: de rebaixamento a título conquistado

5 minutos de leitura

O brasileiro Juninho Paulista brilhou com a camisa do Middlesbrough.Apesar de ser um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, o Boro não está nem perto de ser um dos mais vencedores de seu país. Sempre transitando entre a segunda e a primeira divisão, o clube, sem dúvida, lembra com carinho das décadas de 1990 e 2000.

Juninho Paulista no Middlesbrough: de rebaixamento a título conquistado

Um ótimo brasileiro em um time médio da Inglaterra

Juninho Paulista chegou ao Middlesbrough na temporada 1994/95, sendo a principal contratação do clube no ano, após se destacar pelo São Paulo e pela seleção brasileira.

O meia chegou ao clube quase na metade da temporada. No entanto, ajudou a equipe a terminar na 12º colocação da Premier League.

Juninho Paulista no Middlesbrough: o melhor momento da carreira?

Já a sua grande temporada foi certamente no ano seguinte, em 1996/97.

Com a companhia de Fabrizio Ravanelli no ataque, o brasileiro marcou 13 gols em 44 jogos pelo Boro. Além disso, ajudou o clube a chegar na final da FA Cup e da Copa da Liga Inglesa. No entanto, a equipe foi derrotada nas duas decisões para Chelsea e Leicester, respectivamente.

Entretanto, o Middlesbrough foi rebaixado na Premier League daquela temporada após perder três pontos no tribunal por ter cancelado o confronto contra o Blackburn, por conta do desfalque de 23 jogadores lesionados ou doentes.

Apesar da má campanha do clube, Juninho foi eleito o melhor jogador da temporada pela própria Premier League. O feito não foi igualado por nenhum outro brasileiro.

O meia impressionava os torcedores no país com seus dribles e com a sua precisão em passes e bolas paradas.

Saída para a Espanha e retorno à Inglaterra

No início da temporada seguinte, Juninho foi vendido ao Atlético de Madrid pelo motivo de que o Middlesbrough não conseguia mais bancá-lo visto que o rebaixamento cortou o investimentos do clube.

Juninho ainda voltou a passar por Riverside na Premier League 1999/00, além de defender o clube por mais duas temporadas entre 2002 e 2004.

Apesar da campanhas medianas do time na liga, Juninho sempre brilhou individualmente e se despediu do clube trazendo o maior título de sua história, a Copa da Liga Inglesa de 2004.

O brasileiro anotou apenas um gol na campanha, na vitória por 1 a 0 sobre o Arsenal dentro de Highbury, pelo jogo de ida das semifinais. Além de Juninho, o elenco do Boro também contava com outros jogadores importantes como Schwarzer, Southgate, Mendieta, Zenden e Doriva.

Juninho Paulista é muito ídolo

Idolatrado por qualquer torcedor do Middlesbrough, Juninho é considerado por alguns como o maior jogador da história do clube. Afinal, o brasileiro conseguiu deixar somente boas lembranças aos torcedores. Sem dúvidas, escreveu seu nome em definitivo na história do clube.

Além disso, ele quase sempre aparece em primeiro na lista dos melhores brasileiros que jogaram na Premier League. Afinal, tudo isso mostra o tamanho que o “The Little Fella” teve na Inglaterra e no Boro, deixando apenas saudades aos seus torcedores.

Felipe Roque
Felipe Roque

Paulistano, estudante de jornalismo na Fapcom e apaixonado por futebol.