Quem é Jude Bellingham, a futura estrela do futebol europeu?

0
692
jude bellingham
Credit Borussia Dortmund

Se você joga Football Manager ou modo carreira no Fifa, certamente já ouviu falar de Jude Bellingham. Uma das maiores promessas do futebol inglês, ele atualmente deixou o Birmingham City e se transferiu para o Borussia Dortmund.

A cidade de Birmingham tem chamado a atenção mundial nos últimos anos devido ao sucesso da série Peaky Blinders, da BBC. Uma ficção histórica que mostra o cotidiano da organização criminosa que dá nome a série.

A série mostra uma forte conexão com Birmingham. Nesse sentido, outros personagens passam a reconhecer Thomas Shelby e seus irmãos como the Boys from Birmingham.

Leia mais: Peaky Blinders: as ligações entre a série e o futebol britânico

No entanto, Peaky Blinders não tem sido a única coisa que chama a atenção do mundo, vindo de Birmingham. No dia 29 de junho de 2003, nascia, na região metropolitana da cidade, Jude Bellingham, mais um boy from Birmingham que iria abalar a Inglaterra.

Assim como Tommy Shelby, Bellingham passou rápido por diversas etapas. Com sete anos, chegou ao Birmingham City para começar a escrever sua história.

A evolução quase que instantânea

Jude teve uma ascensão meteórica. Chegou ao sub-18 do Birmingham com apenas 14 anos. Um ano depois, ao sub-23. Quem lidava com ele, fala que sempre foi um jovem de crescimento muito rápido. Seja mental ou físico.

Chegou à seleção inglesa na categoria sub-15 e compartilhou essa experiência com a sua escola. Jude Bellingham escreveu um diário sobre os quatro dias em que serviu à seleção inglesa e o publicou no site de sua escola, a Priory School.

Se com 14 anos estreou no sub-18, com 16 estreou nos profissionais. No dia 25 de agosto de 2019, Bellingham entrou em campo contra o Portsmouth, em partida válida pela Copa da Liga, e fez história. Se tornou o jogador mais jovem da história do Birmingham City. Apenas 16 anos e 38 dias, superando a lenda Trevor Francis.

Depois de 25 dias da estreia, Jude sairia do banco contra o Stoke City, pela Championship, para marcar seu primeiro gol da carreira. Novamente fez história. Se tornou o jogador mais jovem a marcar pelo clube, superando novamente Francis.

A partir daí, as coisas foram acontecendo mais que naturalmente. O boy from Birmingham começou a chamar a atenção de diversos clubes europeus. De fato, isso ficou bem claro após uma declaração de seu treinador, Pep Clotet.

“Ele tem sido observado desde seus 13 ou 14 anos. No jogo contra o Middlesbrough, metade da Europa estava no estádio”, disse Clotet.

Jude Bellingham faz o jogo acontecer

Fã declarado de Lionel Messi, o garoto chama atenção pela sua dominância. Não tem e nem deve, pela qualidade e inteligência, ter uma posição fixa. É o que hoje chamamos de playmaker. Jude faz as coisas acontecerem, principalmente pelas faixas central e esquerda do campo.

Dono de uma técnica refinada, Jude é daqueles que gostam de se movimentar pelos espaços e não contentes com isso, gostam também de criá-los. Não só conduz bem a bola, como também não deixa a desejar nos duelos individuais. Por consequência, Bellingham acaba sendo figurinha carimbada nos vídeos de dribles no YouTube.

Leia mais: Os 6 melhores jovens ingleses do Football Manager 2020

Na sua primeira temporada como profissional, já foram 35 partidas, com quatro gols e duas assistências. Nesse meio tempo, mais de dois mil minutos jogados na segunda divisão inglesa. Em dezembro, ganhou seu primeiro prêmio de jogador jovem do mês da Championship.

Para um garoto, é muito acima da média. Claro que ele ainda tem outros atributos e situações de jogo para evoluir, principalmente em passes longos e finalizações. Jude tem potencial e o alcançará se tiver ao seu lado pessoas que saibam desenvolver grandes talentos.

Ainda não é um jogador pronto. Também pudera, falamos aqui de um jovem que ainda tem recém-completados 17 anos. Mas para ser um wonderkid, como são chamados os jovens jogadores promissores, qual a receita? A força mental tem que ser um dos ingredientes. E isso ele tem de sobra.

A força vai além do campo

Jude-Bellingham
Marc Atkins/Getty Images

Jude Bellingham é filho de Mark Bellingham, sargento da polícia e artilheiro das ligas amadoras de West Midlands, com mais de 700 gols em sua conta. Jobe Bellingham é seu irmão e faz parte do sub-15 do Birmingham City.

Na Inglaterra, Jude mora com os pais e vive em um bom ambiente familiar. Regularmente comparecia à escola, instituição na qual vê muita importância, como disse numa entrevista para a League Football Education.

“Eu entendo a importância da educação e do quanto meus pais querem que eu aprenda. Isso me ocupa, então eu não fico apenas sentado em casa jogando videogame”, afirmou Bellingham.

Do mesmo modo, Bellingham entende também sua posição social e sua importância, mesmo que ainda tão jovem. No Remembrance Day de 2019, visitou o Hall of Memory de Birmingham e prestou homenagens àqueles que serviram ao Reino Unido em guerras.

É provável que, assim como Thomas Shelby em Peaky Blinders, Jude Bellingham saia de Birmingham para alçar voos mais altos e deixar sua marca por outras bandas. Todavia, uma coisa ele certamente nunca esquecerá: que é um garoto de Birmingham.