O Uruguai venceu a Itália pelo placar mínimo no início da noite deste domingo (11), no Estadio Único Diego Armando Maradona, em Buenos Aires, na Argentina, e se sagrou campeão da Copa do Mundo sub-20 de forma inédita. O gol do título foi marcado pelo meia-atacante Luciano Rodríguez aos 41 minutos do segundo tempo.
PODE SER O GOL DO TÍTULO! RODRIGUEZ FAZ O PRIMEIRO DO URUGUAI CONTRA A ITÁLIA NA FINAL! #sub20nacazétv pic.twitter.com/zpVxeIbQFp
— CazéTV (@CazeTVOficial) June 11, 2023
Pelo lado do Uruguai, Facundo González, do time B do Valencia, fez uma boa partida. Apesar de ter aparecido pouco no jogo, fechou a defesa uruguaia. Outro defensor uruguaio que foi bem foi Alan Matturro, do Genoa, que, além de defender muito bem, avançou para o ataque o tempo todo, chegando até a pisar dentro da área em vários momentos.
Já na Itália, foi difícil encontrar alguém que jogou bem. O lateral-direito Riccardo Turicchia, da Juventus, se preocupou em defender, sem subir para o ataque, mas pouco fez para parar o ataque uruguaio. O volante Giacomo Faticanti, da Roma, é um dos poucos que não fez uma péssima partida, foi brigador e defendeu bem, mas nada que merecesse grande destaque. O mesmo vale para o meia defensivo Cesare Casadei, do Chelsea.
Ainda pela Itália, o volante Mattia Zanotti, da Inter de Milão, entrou logo no primeiro minuto de segundo tempo, mas não mostrou a que veio. O atacante Francesco Pio Esposito, também do time nerazzurri, também entrou na segunda etapa e nada fez. Niccolò Pisilli, da Roma, entrou nos acréscimos e teve pouco tempo para mostrar alguma coisa.
O Uruguai se classificou na segunda posição do grupo E, com seis pontos. Até a final, passou por Gambia nas oitavas de final, Estados Unidos nas quartas, Israel na semi e a Itália na final. O Brasil, por sua vez, se classificou em primeiro do grupo D, com seis pontos, mas cabou eliminado pela seleção israelita nas quartas, por um placar de 3 a 2.