Como foi a passagem de Joselu pela Premier League e por que ele pode voltar

5 minutos de leitura

Joselu foi o protagonista de virada surpreendente do Real Madrid sobre o Bayern de Munique nesta quarta-feira (8), no Santiago Bernabéu. Ele entrou no final do segundo tempo, no lugar de Frederico Valverde, com o placar de 1 a 0 para os Bávaros e marcou os dois gols que colocaram o time merengue na final da Champions League.

O atacante espanhol começou sua carreira no Celta de Vigo e chegou ao Real Madrid em 2010. Sem muito espaço na equipe principal, atuou só duas vezes com a camisa merengue, marcando dois gols em sua primeira passagem pelo Santiago Bernabéu.

Depois de deixar o Real, passou por Hoffenheim, Eintracht Frankfurt, Hannover, da Alemanha, e em junho de 2015, chegou ao Stoke City para disputar a Premier League.

Joselu marcou apenas quatro gols e deu três assistências em 27 jogos pelo Stoke City. Depois foi emprestado ao Deportivo La Coruña, da Espanha, e foi contratado pelo Newcastle em 2017.

O atacante espanhol jogou por dois anos no St. James Park. Marcou sete gols e deu duas assistências em 52 jogos. Apesar da passagem apagada, Joselu apareceu em momentos importantes na Premier League. Estufou a rede na goleada por 3 a 0 sobre o West Ham, no empate em 1 a 1 com o Liverpool, na derrota para o recém campeão inglês Leicester, e em derrotas para Tottenham e Chelsea.

Volta de Joselu ao Real Madrid

Joselu começou uma fase de decaída na carreira depois de sair do Newcastle. Jogou por três anos no Alavés e ficou um ano no Espanyol, que joga a segunda divisão espanhola, sendo emprestado ao Real Madrid em junho do ano passado. Como o time merengue não conseguiu a contratação de Kylian Mbappé na época, o experiente espanhol que tinha 33 anos na época foi vista como um “estepe”.

O atacante de 34 anos marcou 18 gols nesta temporada. O Real Madrid não precisou mover um centavo para contratá-lo por empréstimo e a opção de compra prevista no contrato é de apenas 1,5 milhão de euros.

Na final da Champions League de 2022, Joselu estava torcendo pelo Real Madrid em Paris. Dois anos depois, ele classifica o seu time do coração para a final da Liga dos Campeões nos últimos minutos da partida.

Joselu é injustiçado?

Joselu Real Madrid
Joselu comemorando gol pelo Real Madrid (Foto: Icon Sport)

Pelo nível do elenco do Real Madrid, Joselu convive com várias críticas por parte da torcida e da imprensa, que o trata como um jogador de categoria abaixo do clube que joga. Muito disso também se deve à passagem apagada pela Premier League.

Entretanto, existem muitos jogadores de elite, especialmente espanhóis, que não conseguiram ter sucesso na Inglaterra. Iago Aspas fracassou no Liverpool, assim como Fernando Morientes fez apenas oito gols em 41 jogos pelos Reds. Álvaro Morata também é lembrado com desgosto pelos torcedores do Chelsea, mas é o artilheiro do Atlético de Madrid na temporada.

Apesar de não ter dado certo na Premier League, desde que chegou ao Alavés em 2019, aos 29 anos, Joselu fez pelo menos 10 gols por temporada. Pelo Espanyol, estufou as redes 16 vezes. Ele estreou pela seleção espanhola só aos 32 anos, mas já marcou gol da vitória em semifinal de Liga das Nações.

Joselu pode voltar à Premier League

De acordo com o jornal “Relevo”, diretores do Manchester United viajaram para a Espanha no mês passado e se reuniram com clubes e agentes para saber da situação de jogadores e explorar opções no mercado.

O portal cita que Joselu foi um dos nomes que geraram interesse no Manchester United pelo fato de reunir características que procuram: veterano com bom físico, que finaliza bem. Entretanto, o desejo do jogador é permanecer no Real Madrid, mesmo com a iminente chegada de Mbappé.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.