O jovem brasileiro Rodrigo Muniz tem sido um dos destaques da Premier League nos últimos meses. Pela segunda vez consecutiva, o atacante do Fulham foi indicado ao prêmio de melhor do mês da liga.
Suas boas atuações recentes fizeram o jornal espanhol “Marca” lamentar. O periódico lembrou que o camisa 9 esteve perto do Atlético de Madrid, mas escapou — e agora está “quebrando” na Inglaterra.
O ‘quase’ de Muniz ao Atlético de Madrid
Quando começou a receber oportunidades no Flamengo, ainda aos 18 anos, sob o comando de Jorge Jesus, as propostas começaram a aparecer para Muniz. Seu desejo inicial, inclusive, sequer era a Europa.
— A primeira oferta que recebi foi do Genk, depois apareceu o Atlético… Até o Filipe Luís falou comigo porque eu queria ir para o Al-Nassr. Ele disse ‘Você tem 20 anos, vai para a Europa. Você vai se sair melhor’ — confessou em entrevista ao jornal “O Dia” em 2021.
Filipe Luís, por sua vez, foi um dos grandes nomes do Alético de Madrid do início da era Diego Simeone. No entanto, o atacante aceitou a oferta do Fulham, que pagou 8 milhões de euros ao Flamengo em 2021.
Ele chegou a ir para a Espanha, mas apenas para fazer quarentena e não teve contato com o clube de Madri. Na época, o Brasil estava entre os países da lista vermelha do Reino Unido em relação à Covid-19.
O bom momento no Fulham
Muniz não “explodiu” de início. Apesar de um bom começo, com cinco gols em menos de 500 minutos para ajudar o Fulham a subir para a Premier League em 2021/22, ele não teve sequência imediata.
A competição com Mitrovic o fez ser emprestado ao Middlesbrough na temporada passada. Lesões e a troca de comando para Michael Carrick diminuíram suas chances e, ao fim da temporada, foram menos de 10 jogos completos e apenas dois gols.
A saída do centroavante titular fez com que o brasileiro ficasse e recebesse a chance de Marco Silva para brigar pela titularidade. Mesmo com outra lesão e competindo com Raúl Jiménez e Carlos Vinícius, o ex-Flamengo venceu a disputa.
Em ótima fase, Muniz marcou oito gols nos 9 últimos jogos. Mais do que qualquer um no Campeonato Inglês. É seguido, à distância, por Jarrod Bowen, Antoine Semenyo, Carlton Morris e Hudson-Odoi, com quatro gols cada no período.
O jornal espanhol ainda comenta sobre a inspiração do brasileiro por Zlatan Ibrahimovic e faz um “alerta”: “Ele ainda pode assinar pelo Atlético, mas seu sonho, desde pequeno, é o Manchester United. Vamos ver se consegue…”
Rodrigo Muniz na carreira:
- 54 jogos pelo Fulham
- 14 gols
- 1 assistência
- 1x Championship
- 30 jogos pelo Flamengo
- 10 gols
- 1 assistência
- 1x Brasileirão
- 1x Supercopa do Brasil
- 17 jogos pelo Middlesbrough
- 2 gols
- 6 jogos pelo Coritiba
- 1 gol